Pular para o conteúdo principal

Esferas inanimadas comportam-se como coisas vivas


Mesmo em repouso, as esferas biomiméticas seguem um padrão de movimento análogo ao movimento das bactérias, espermatozoides e algas. [Imagem: Jeremie Palacci et al. - 10.1126/sciadv.1400214]

Em 2013, uma equipe britânica criou um tecido sintético com várias características dos tecidos vivos.

Agora esse feito foi simplificado por outra equipe, que usou apenas esferas microscópicas.

Jeremie Palacci e seus colegas da Universidade da Califórnia acreditam que seu experimento é um passo importante para a fabricação de microssistemas biomiméticos capazes de detectar e reagir a alterações ambientais, com importantes usos em medicina.

Partículas quase vivas

A vida é difícil de definir, mas ela reúne ao menos três elementos essenciais: o metabolismo, a mobilidade e a capacidade de replicação.

As esferas biomiméticas definitivamente não são vivas, não têm partes biológicas e menos ainda sistemas neurais, mas elas replicam dois desses elementos - elas só não são capazes de se reproduzir.

Elas consistem em pequenos cubos de hematita - um mineral de óxido de ferro - quase totalmente revestidos por um polímero incolor, restando apenas uma saliência da hematita para o lado de fora.

Deixadas em um fluido, as partículas seguem as correntes como qualquer outro material inerte ou inanimado. Contudo, sob luz azul a hematita conduz eletricidade e, quando mergulhadas em peróxido de hidrogênio, as esferas usam a luz para catalisar uma reação química que separa o oxigênio do hidrogênio.

Essa reação produz gradientes químicos, ou fluxos osmóticos, nos quais as gotas biomiméticas surfam de maneira ativa, mesmo contra a corrente, seguindo a direção das saliências de hematita que se projetam para fora do polímero.

Gradientes químicos

Em uma solução em repouso, as esferas biomiméticas seguem trajetórias vacilantes similares ao movimento térmico das moléculas de água. Esse padrão de movimento, chamado passeio aleatório persistente, é análogo ao movimento das bactérias, espermatozoides e algas.

Se uma pipeta cheia de peróxido de hidrogênio é virada sobre a solução, criando um fluxo, as gotas surfam contra a corrente até que seu movimento para cima seja contrabalançado pelo fluxo vindo da pipeta.

"O que é muito legal é que o mecanismo que usamos para fazer as partículas navegarem contra a corrente realmente existe na natureza, e é utilizado por alguns parasitas para ir contra os fluxos de descarga para colonizar a bexiga," disse Palacci.

Na verdade, a migração ao longo de um gradiente químico é algo largamente encontrado na natureza, incluindo a migração vertical do plâncton marinho em direção ao Sol e a busca de alimento das bactérias e outros micróbios.

"Se pudermos projetar partículas que possam sentir seu ambiente estaremos um passo mais próximos de 'partículas inteligentes' que poderiam dirigir-se no sentido de órgãos específicos, você poderia pensar em partículas que nadam contra a corrente sanguínea para consertar artérias obstruídas," vislumbra Palacci.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s