Pular para o conteúdo principal

Vida extraterrestre inteligente será encontrada até 2040


Predição é de Seth Shostak, para quem o desenvolvimento tecnológico permitirá vasculhar mais de um milhão de estrelas em vinte anos

Por volta do ano 2040, os astrônomos do Projeto SETI terão escaneado um número de sistemas estelares suficiente para que sejam descobertos sinais eletromagnéticos que confirmem a existência de civilizações extraterrestres. A previsão é de Seth Shostak, do Instituto SETI, e foi feita durante o evento Conceitos Avançados e Inovadores 2014 da NASA, na Universidade de Sanford.

Shostak afirma: "Ao invés de observar somente algus milhares de sistemas estelares como hoje, daqui a pouco mais de vinte anos teremos investigado talvez um milhão de sistemas. Esse pode ser o número correto para encontrarmos algo". Ele fala baseado nas descobertas do telescópio espacial Kepler da NASA, cujos números comprovam que planetas habitáveis podem se espalhar por todos os cantos da galáxia.

Seth Shostak prossegue: "O que podemos concluir dos números do Kepler é que ao menos uma em cada estrela possui um planeta onde a vida pode existir. Essa porcentagem é incrivelmente alta. Significa que na Via Láctea, nossa galáxia, podem existir dezenas de bilhões de planetas como a Terra". Ele e seus colegas defendem que alguns desses mundos podem abrigar seres inteligentes e civilizações extraterrestres capazes de enviar sinais eletromagnéticos, como rádio e televisão, para o espaço, como nossa própria civilização faz todos os dias. Assim, com nossos radiotelescópios poderíamos captar esses sinais.

CORRIDA PARA DESCOBRIR VIDA EXTRATERRESTRE SE INTENSIFICA

A busca SETI iniciou-se em 1960, por meio do Projeto Ozma do astrônomo Fran Drake, que tentou captar sinais de duas estrelas similares ao Sol com uma antena de 26 metros em West Virginia. O projeto desenvolveu-se consideravelmente desde então, graças a avanços na tecnologia eletrõnica. Contudo, nunca foi realizado de forma contínua, e sofreu repetidas vezes com falta de financiamento. O Allen Telescope Array construído no norte da Califórnia, por exemplo, foi projetado para ter 350 antenas mas somente 42 foram construídas até agora. O próprio Shostak condiciona a possível descoberta nas próximas duas décadas a um financiamento constante.

A busca por vida extraterrestre está ocorrendo em várias frentes. Lembrando que a primeira prova de vida na Terra data de 3,8 bilhões de anos atrás, a maior parte das pesquisas envolve buscar microorganismos em mundos de nosso próprio Sistema Solar. Após o surgimento da vida na Terra foram outros 1,7 bilhões de anos para seres multicelulares evoluírem, e a raça humana surgiu somente 200.000 anos atrás. Assim boa parte da comunidade científica defende que micróbios seriam os alienígenas mais prováveis de serem encontrados. Além disso espera-se que os telescópios que entrarão em serviço nos próximos anos possam detectar a assinatura química da vida em exoplanetas.

A frente do SETI vasculha os céus em busca de sinais de rádio de outras civilizações, e já existem projetos de procura por tecnologia extraterrestre usada em grandes projetos de engenharia estelar como Esferas de Dyson. O telescópio espacial James Webb da NASA, a ser lançado em 2018, deverá representar um grande passo em algumas dessas buscas. Seth Shostak afirma que qualquer dessas vertentes pode ser bem sucedida nos próximos vinte anos, o que representaria um dos avanços mais significativos no conhecimento da humanidade sobre o Universo.

FONTE: Instituto SETI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s