Pular para o conteúdo principal

Cientistas descobrem jato de vapor de água em lua de Júpiter


Concepção artística do vapor de água na superfície da lua Europa (NASA/ESA/K. Retherford/SWRI)

Descoberta pode permitir que a lua seja estudada sem a necessidade de perfurar a camada de gelo de sua superfície

Cientistas descobriram vapor de água sobre a superfície polar de Europa, uma das luas de Júpiter. Observações feitas com o telescópio espacial Hubble mostram que o vapor está jorrando da superfície da lua. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira, na revista Science.

Descobertas anteriores já faziam os cientistas suspeitarem da existência de um oceano abaixo da camada de gelo que recobre o satélite. Os pesquisadores ainda não têm certeza se o vapor de água observado provém de uma erupção da superfície da lua, mas acreditam que essa seja a explicação mais plausível.

"Se esses jatos de água estiverem conectados ao oceano que nós acreditamos existir sob a crosta de Europa, isso significa que investigações futuras poderão estudar diretamente a composição química do ambiente potencialmente habitável da lua, sem precisar perfurar as camadas de gelo", explica Lorenz Roth, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, nos Estados Unidos, principal autor do estudo.

Se a suspeita se confirmar, Europa será a segunda lua conhecida no Sistema Solar a apresentar jatos de vapor. Em 2005, a sonda Cassini, da Nasa, detectou o mesmo fenômeno na superfície de Encélado, uma das luas de Saturno. Na ocasião, os pesquisadores encontraram também poeira e gelo – no caso de Europa, apenas o vapor foi identificado.

Para Roth, as longas rachaduras na superfície de Europa, conhecidas como lineae (linhas), podem originar o vapor que está sendo expelido no espaço. A sonda Cassini identificou fissuras parecidas em Encélado.

Explicação – A equipe de pesquisadores também descobriu que a intensidade dos jatos em Europa, assim como na lua de Saturno, varia de acordo com a posição orbital do satélite. Jatos ativos só foram observados quando a lua estava no ponto mais distante de Júpiter. Uma possível explicação é o fato de que as rachaduras são afetadas quando a força gravitacional, fazendo com que os espaços para a saída do vapor se abram quando ela está distante do planeta, e se fechem com a aproximação.

A quantidade de vapor identificado nas duas luas é semelhante, mas como a força gravitacional de Europa é quase doze vezes mais intensa que a de Encélado, o vapor na primeira não escapa para a atmosfera, mas cai sobre a superfície da lua após atingir uma altura média estimada em 201 quilômetros.

FONTE: REVISTA VEJA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s