Pular para o conteúdo principal

RQ-180: novo drone espião americano ultra-secreto invisível ao radar



O projeto ainda é secreto, e poucos detalhes são conhecidos, mas a Aviation Week lançou na semana passada uma reportagem anunciando o novo modelo de drone.


O aparelho chama-se RQ-180, e está sendo fabricado pela Northrop Grumman, grande empreiteira de projetos de defesa americana, responsável pela fabricação do B-2, bombardeiro invisível ao radar e a diversos outros tipos de aeronaves militares.
O drone iniciou seus testes de voo na Área 51 em Nevada (próximo a Las Vegas), base aérea ultra-secreta do governo americano, onde os mais diversos tipos de equipamentos militares são desenvolvidos. Um hangar especial foi construído para esconder o novo modelo enquanto faz seus testes estáticos, inclusive de fotos de satélite. Estima-se que ele entrará em operação em 2015.


A aeronave chegará para substituir o RQ-170 Sentinel, outro avião espião um pouco menor e com capacidades inferiores (e que recentemente foi hackeado e derrubado pelo Irã, em um grave incidente entre os dois países), além de cobrir a lacuna deixada pela aposentadoria do SR-71 Black Bird, famoso avião espião de altíssima velocidade da época da guerra fria, e que foi retirado de serviço em 1998. Ele será operado em conjunto com a CIA em suas missões de espionagem.
Ele é equipado com um radar AESA (Active Electronically Scanned Array, ou Radar de Varredura Eletrônica Ativa, um tipo avançado de radar cuja antena, na verdade, é composta por muitas pequenas antenas e assim divide suas emissões em diversas bandas de frequências, tornando sua detecção por equipamentos passivos muito mais difícil), além de meios de vigilância eletrônica passiva (por exemplo, interceptar transmissões de rádio, ligações de celular e qualquer tipo de emissão de dados), e especula-se que seja capaz de realizar ataques eletrônicos, como interdição de sinais, bloqueio de comunicações e outros incontáveis estragos que podem ser feitos nas defesas dos países.
Estima-se que o drone tenha por volta de 14 toneladas, e poderá voar por 24h ininterruptas com um alcance 2 mil quilômetros. A Aviaton Week fez algumas concepções artísticas e criou conceitos baseados nas suas pesquisas, pois o modelo ainda não foi exibido publicamente.


FONTE: http://canaltech.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

Sintomas bizarros de “ataque sônico” estariam se espalhando por diplomatas americanos pelo mundo

Por: Rhett Jones

Por mais de um ano e meio, diplomatas norte-americanos sofreram de doenças parecidas, que incluíam danos cerebrais leves e perda de audição, depois de terem alegado ouvir sons incomuns. Os incidentes começaram em Cuba, mas os relatos agora se espalharam para outros países. À medida que as autoridades ampliaram os esforços para tratar os casos potenciais, quase 200 pessoas teriam se apresentado para serem examinadas.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos teve pouco a dizer sobre os incidentes que começaram em Havana, no fim de 2016, e o vácuo de informações abriu as portas para teorias da conspiração e outras alegações não checadas. Por ora, ninguém pode dizer com certeza o que está acontecendo nesses casos, mas parece que diplomatas norte-americanos estão sendo alvos de algum tipo de ataque que tem deixado os especialistas perplexos. No começo, os oficiais acreditavam que algum “dispositivo sônico” desconhecido estivesse sendo usado contra as vítimas, mas outra…

Fazendeiro grego encontra túmulo de 3.400 anos debaixo de suas oliveiras

Por: George Dvorsky

Um túmulo de 3.400 anos contendo dois caixões e dúzias de artefatos que remontam ao fim da era Minoica estava escondido debaixo do olival de um fazendeiro grego, no sudeste da ilha de Creta, na Grécia.

Como noticiado pelo Cretapost, o homem, que não teve seu nome revelado, estava tentando estacionar seu veículo debaixo da sombra de uma oliveira quando o solo debaixo dele começou a afundar. Depois de se afastar, o fazendeiro notou que um buraco medindo cerca de 1,2 metro de largura apareceu de repente. Quando ele olhou para o vazio abaixo, rapidamente percebeu que havia se deparado com algo importante.


O buraco. Imagem: Eforato de Antiguidades de Lasithi

O fazendeiro contatou o Eforato de Antiguidades de Lassithi — ministério de patrimônio local —, que enviou arqueólogos para investigar. Descobriram então que o fazendeiro havia se deparado com um túmulo da era Minoica contendo um par de caixões, cada um deles com um só esqueleto. Duas dúzias de vasos com ornamentos…