Pular para o conteúdo principal

Empresa holandesa prepara viagem só de ida a Marte em 2023

Astronautas devem ser escolhidos por meio de um 'reality show'. No entanto, projeto é questionado por especialistas

Em 2023, voluntários poderão explorar Marte a partir de uma viagem de ida simples, que será financiada com a realização de programas de televisão e reality shows. Esses são os planos da empresa holandesa Mars One, criada pelo engenheiro mecânico Bas Lansdorp, de 35 anos. "A conquista de Marte é a etapa mais importante da história da humanidade", afirma o empresário. Mas ele destaca que, por enquanto, não haverá viagens de volta — elas ainda são tecnicamente impossíveis. O anúncio foi feito ao mesmo tempo em que a Nasa retoma a exploração do planeta, com o jipe-robô Curiosity.

A empresa avalia que a viagem deve custar seis bilhões de dólares, uma vez e meia o valor (2,5 bilhões de dólares) gasto no Curiosity. O processo de seleção de astronautas, seu cotidiano em Marte e a viagem de sete meses serão filmados e transformados em programas de televisão destinados a financiar a aventura. Bas Lansdorp explicou ter tido a ideia do financiamento do projeto ao conversar com o compatriota Paul Römer, um dos criadores do Big Brother.

Lansdorp admite que falta concretizar vários aspectos do projeto. Só metade das missões das grandes agências espaciais lançadas desde 1960 teve sucesso ao pousar em Marte. Os próprios Estados Unidos haviam estipulado como prazo para enviar homens ao planeta o ano de 2030. No entanto, a Mars One prevê criar uma colônia no local já em 2023.

A seleção e o treinamento dos astronautas deve começar em 2013, e o envio dos módulos habitacionais, das provisões e dos veículos robotizados estão previstos para acontecer entre 2016 e 2022.

Em abril de 2023, os quatro primeiros homens e mulheres devem pousar em Marte. Outros astronautas se somarão ao projeto, que deverá levar ao planeta 21 pessoas até 2033.

Ceticismo — Os astronautas deverão instalar uma colônia no planeta e realizar pesquisas científicas. A temperatura média em Marte é de 55 graus Celsius abaixo de zero e a atmosfera é composta em sua maior parte por dióxido de carbono. Para sobreviver nesse ambiente, os exploradores terão de produzir oxigênio a partir da água presente sob a forma de gelo no subsolo.

O projeto enfrenta o ceticismo de alguns especialistas. "Penso que restam perguntas que não têm sido examinadas em profundidade", avalia Chris Welch, professor de engenharia espacial da Universidade Internacional para o Espaço (ISU), sediada na França. Ele ainda diz que a produção de oxigênio a partir do gelo é "possível em teoria", embora extremamente incerta. "De um ponto de vista técnico, diria que as chances são de 50%".

Mesmo assim, o projeto tem recebido o apoio de cientistas importantes, como o holandês Gerard't Hoofd, prêmio Nobel de Física em 1999, que apoia a empresa e é um de seus embaixadores. "Sempre houve aventureiros para lançar viagens ao desconhecido. Pensemos nos vikings que foram para a América ou em Cristóvão Colombo", disse.

FONTE: Agência France-Presse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s