Pular para o conteúdo principal

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz


Representação artística da galáxia R5519 (Imagem: James Josephides, Swinburne Astronomy Productions)

Por Daniele Cavalcante

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia em anel com um buraco enorme no meio. Ela é tão peculiar que recebeu o apelido de "anel cósmico de fogo" e pode levantar novas questões sobre a formação inicial e evolução galáctica.

Sua descoberta foi anunciada na revista Nature Astronomy e, de acordo com o Dr. Tiantian Yuan, principal autor do estudo, “é um objeto muito curioso” que os astrônomos nunca haviam visto antes. “Parece estranho e familiar ao mesmo tempo”, disse. Isso porque o buraco no centro da galáxia é realmente enorme, com um diâmetro dois bilhões de vezes maior que a distância entre a Terra e o Sol.

Além disso, a galáxia, que recebeu o nome de R5519, é extremamente ativa - pelo menos era, há 11 bilhões de anos, quando ela estava do jeito que foi vista agora pelos astrônomos -, produzindo estrelas a uma taxa 50 vezes maior que a Via Láctea, de acordo com o Dr. Yuan. “A maior parte dessa atividade está ocorrendo em seu anel - então é realmente um anel de fogo”, disse ele, explicando o apelido da galáxia.

Para conseguir a imagem da R5519, o Dr. Yuan trabalhou com uma equipe internacional, composta por colegas da Austrália, EUA, Canadá, Bélgica e Dinamarca. Eles utilizaram dados espectroscópicos coletados pelo Observatório WM Keck no Havaí e imagens gravadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

De posse desse conjunto de informações, os pesquisadores acreditam que se trata de algo conhecido como galáxia em anel colisional, ou seja, ela teria se formado a partir de grandes e violentas colisões com outras galáxias. Embora galáxias desse tipo já sejam conhecidas, esta é a primeira já localizada no início do universo - lembre-se que o cosmos tem 13,7 bilhões de anos, então a R5519 pode ter surgido apenas três bilhões de anos após o Big Bang.

No universo próximo, ou seja, a área relativamente próxima da Terra, as galáxias em anel colisionais são 1.000 vezes mais raras que as galáxias em anel formadas por processos internos. Aparentemente, as galáxias em anel colisionais sempre foram algo extremamente raro, já que também não é fácil encontrá-las no universo distante. O vídeo abaixo é uma representação artística da formação de uma galáxia desse tipo.



Para o professor Kenneth Freeman, co-autor do estudo, a nova descoberta pode também trazer implicações para a compreensão de como as galáxias espirais como a Via Láctea se formaram. "A formação colisional de galáxias em anel requer a presença de um disco fino na galáxia 'vítima' antes da colisão", explicou ele. "O disco fino é o componente que define as galáxias espirais: antes de serem montadas, as galáxias estavam em um estado desordenado, ainda não reconhecível como galáxias espirais".

O disco fino da Via Láctea começou a se formar há cerca de nove bilhões de anos, de acordo com Freeman. Mas, se há 10 bilhões de anos já havia pelo menos uma galáxia colisional em anel - a R5519 -, então podemos dizer que a montagem do disco fino das galáxias espirais “ocorreu por um período mais extenso do que se pensava anteriormente”, conclui o pesquisador.

FONTE: Phys.org via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s