Pular para o conteúdo principal

Sensor de luz baseado em propriedades físicas - não no material


A geometria do material é essencial para sua capacidade de captar um largo espectro de cores.
[Imagem: HZDR / Juniks]

Fotodetector poroso

As câmeras digitais e muitos outros aparelhos eletrônicos precisam de sensores sensíveis à luz, os chamados fotodetectores.

Para atender à crescente demanda por esses componentes optoeletrônicos - que mesclam luz e eletricidade - que apresentem eficiências cada vez maiores, a indústria tem pesquisado extensivamente os materiais semicondutores, como o germânio ou mesmo o grafeno.

Assim, causou uma certa surpresa quando a pesquisadora Himani Arora, da Universidade de Dresden, na Alemanha, apresentou um sensor de luz que é feito de um material ultraporoso que vem sendo pesquisado para uso em sistemas de purificação de água e para captura de CO2 na indústria.

Sensor de múltiplas cores

O material, conhecido como estrutura metal-orgânica, ou MOF (metal-organic framework), é quase 90% ar, mas sua estrutura pode ser feita de diversos materiais.

"O composto estrutural metal-orgânico [que desenvolvemos] compreende um material orgânico integrado com íons de ferro," explica o professor Artur Erbe. "O aspecto especial é que a estrutura forma camadas sobrepostas com propriedades semicondutoras, o que torna o material potencialmente interessante para aplicações optoeletrônicas".

E não apenas potencialmente, porque os testes mostraram que esse inusitado sensor de luz tira proveito de sua geometria para oferecer um outro ganho que tem sido virtualmente impossível de se obter com materiais semicondutores sólidos: a capacidade de coletar uma ampla gama de cores com o mesmo dispositivo.

O sensor mostrou-se capaz de detectar uma ampla gama de comprimentos de onda de luz, de 400 a 1.575 nanômetros, ou seja, o ultravioleta ao infravermelho próximo.

"Esta é a primeira vez que provamos uma fotodetecção de banda larga para um fotodetector completamente baseado em camadas MOF. São propriedades ideais para usar o material como elemento ativo em componentes optoeletrônicos," disse Arora. "Como o intervalo de banda no material é muito pequeno, é necessária pouca energia luminosa para induzir a eletricidade. Esta é a razão para a grande variedade do espectro detectável".

O protótipo usado para demonstrar o funcionamento do sensor é uma camada porosa com 1,7 micrômetro de espessura. A equipe agora vai começar a afinar essa camada, para miniaturizar o fotodetector. Eles acreditam que é factível atingir uma espessura de 70 nanômetros, o que seria adequado para sua operação em sensores CCD de câmeras digitais.

Bibliografia:

Artigo: Demonstration of a Broadband Photodetector Based on a Two?Dimensional Metal-Organic Framework
Autores: Himani Arora, Renhao Dong, Tommaso Venanzi, Jens Zscharschuch, Harald Schneider, Manfred Helm, Xinliang Feng, Enrique Cánovas, Artur Erbe
Revista: Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.201907063

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s