Pular para o conteúdo principal

NASA estuda construir telescópio no lado oculto da Lua


Conceito de um radiotelescópio no lado oculto da Lua, onde ele ficaria imune às interferências da Terra.
[Imagem: Saptarshi Bandyopadhyay]

Radiotelescópio na Lua

Um pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA divulgou planos para construir um radiotelescópio dentro de uma cratera da Lua.

O projeto é similar ao de radiotelescópios terrestres, como o de Arecibo, em Porto Rico, e o radiotelescópio chinês FAST, que entrou em operação em janeiro deste ano.

Batizado de LCRT (Lunar Crater Radio Telescope, ou radiotelescópio em cratera lunar), o primeiro telescópio lunar teria 1 km de diâmetro e teria como grande vantagem a capacidade de capturar comprimentos de onda que não chegam à superfície da Terra.

"Um radiotelescópio de comprimento de onda ultralongo no lado oposto da Lua teria enormes vantagens em comparação com os telescópios terrestres e orbitais da Terra, incluindo: (1) esse telescópio pode observar o Universo em comprimentos de onda superiores a 10 m (ou seja, frequências abaixo de 30MHz), que são refletidas pela ionosfera da Terra e até agora pouco exploradas pelos seres humanos, e (2) a Lua atua como um escudo físico que isola o telescópio da superfície lunar de interferências de rádio/ruídos de fontes terrestres, ionosfera, satélites que orbitam a Terra e ruídos de rádio do Sol durante a noite lunar," escreveu Saptarshi Bandyopadhyay, o idealizador do projeto.

A ideia de construir telescópios na Lua não é novidade: As ideias vão desde telescópios lunares com espelhos líquidos até a construção de telescópios lunares usando matéria-prima da Lua, uma proposta da própria NASA.

Mas Bandyopadhyay realmente pensou grande.

Para comparação, o FAST é o maior radiotelescópio da Terra, como 500 metros de diâmetro. O LCRT teria o dobro do diâmetro e, por decorrência, uma área de coleta de dados muito maior - o cálculo da área total depende da inclinação da parábola, e ainda não há uma cratera escolhida para definição dessa altura.


Conceito das operações necessárias para construir o radiotelescópio lunar.
[Imagem: Saptarshi Bandyopadhyay]

Robôs fabricantes de telescópios

Bandyopadhyay recebeu um financiamento da própria NASA para desenvolver a ideia, dentro do programa de "Conceitos Avançados Inovadores" (NIAC) da agência espacial.

A ideia inicial é usar robôs capazes de escalar as encostas da cratera lunar para fazer a montagem do refletor, que captaria as ondas vidas do espaço e as concentraria em um sensor dependurado no seu centro.

Como esses robôs seriam fabricados na Terra e continuariam funcionando ao término da construção, o pesquisador sugere até mesmo que eles possam ser direcionados para a construção de outros radiotelescópios, permitindo construir uma rede de interferometria, como a usada para observar buracos negros aqui da Terra.

"O LCRT poderia possibilitar enormes descobertas científicas no campo da cosmologia, observando o universo primitivo na faixa de 10 a 50 m de comprimento de onda (ou seja, faixa de frequência de 6 a 30 MHz), que ainda não foi explorada pelos humanos," finalizou Bandyopadhyay.

Bibliografia:

Artigo: Conceptual ideas for radio telescope on the far side of the moon
Autores: Saptarshi Bandyopadhyay, Joseph Lazio, Adrian Stoica, Paul Goldsmith, Brad Blair, Marco Quadrelli, Jean-Pierre de la Croix, Amir Rahmani
Revista: IEEE Aerospace Conference
Vol.: 17878189
DOI: 10.1109/AERO.2018.8396801

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s