Pular para o conteúdo principal

Incríveis ‘pedras’ deixadas por um OVNI


Esta é a menor das 10 a 15 "pedras" encontradas no local de pouso de OVNIs em Golabki, Polônia em 1998. Foto: Nautilus Foundation.

A formação de um material vitrificado encontrado em local de pouso e um OVNI na década de 90 intrigou pesquisados ufológicos e cientistas na Polônia, sobretudo, após serem feitas diversas analises.

Por Nautilus Foundation*
Varsóvia/Polônia
Tradução: Dante Villarruel
Originalmente para o site UFOVIA

As fotos e os laudos que você verá a seguir, com certeza, ou mudará seu conceito sobre as aparições de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) ou fará com que passe a ver com mais seriedade.

Este caso ocorreu na cidade de Golalbki, na Polônia, em 1998. E teve como testemunhas a senhora Evelina Kuss e seu neto, Milosz Kusz. Um magistral avistamento de uma possível nave extraterrestre e posteriormente, o achado de incríveis pedras de estranha origem no local.

A Sra. Kuss relata que eram cerca de 2h da manhã (em julho ou talvez no início de agosto) e ela não conseguia dormir de jeito nenhum: "Não sei porque, mas não conseguia. E de repente a sala simplesmente ficou toda vermelha. Ficou vermelha porque havia algo brilhando do lado de fora da janela. Eu vi esse objeto no céu. Tinha a forma de uma elipse e brilhava em vermelho, um vermelho muito intenso... E estava lentamente se abaixando no campo. O brilho dessa coisa era enorme. Todo o objeto estava emitindo tanta luz que me lembrou uma bola brilhante, mas com uma forma distinta dentro do brilho. E estava caindo muito, muito devagar".


Sra. Evelina Kuss, testemunha ocular do pouso de OVNIs e a queima no seu campo de trigo, 1998.

A princípio, a sra. Kuss achou que poderia ser um meteorito, mas percebeu que não podia ser porque estava descendo muito lentamente pois até "parou" por um tempo e continuou descendo. O objeto, que ficava a cerca de 150 metros dela, parecia ter 3-4 metros de diâmetro. "Eu acho que poderia ter vários metros de comprimento ... eu vi muito claramente, não estava muito longe, brilhando como um pedaço de ferro [quente]. Havia trigo [no campo] que meu filho tinha semeado, mas já tinha sido colhido. E eu pensei que, como esse fogo aterrissaria ali, o campo poderia pegar fogo. Eu até queria acordar minha família, mas a luz começou a diminuir. muito, muito devagar. Vi que nada estava pegando fogo, então fui para a cama e de manhã, durante o café da manhã, contei à minha família, disse que esse objeto havia aterrissado ali. E mostrei a eles exatamente onde aterrissara.


Janelas do quarto da Sra. Kuss, Golabki, Polônia.

A Sra. Kuss relata que cerca de 15 minutos se passaram desde o primeiro momento em que ela viu o brilho vermelho em seu quarto até o objeto pousar e ficar tão escuro que ela não podia mais vê-lo. Ela continuou a observar o campo por mais uma hora antes de finalmente ir para a cama. Ela relata que não notou cheiro incomum e não sentiu formigamento na pele ou outros possíveis efeitos eletromagnéticos, e não se lembra de ouvir nenhum barulho incomum de animal. O objeto em si estava silencioso. Não há luzes da rua em sua área e nenhuma das luzes de sua casa (ou rádio ou TV) estavam acesas; portanto, ela não tem conhecimento de qualquer interferência elétrica que possa ter sido causada pelo objeto. O único relógio observado na casa foi a corda manual.


Campo do lado de fora das janelas do quarto da sra. Kuss. OVNI "em chamas" pousou no final, em frente à floresta.

Recuperação da "Pedra": Na manhã seguinte ao testemunho do OVNI, a Sra. Kuss contou à sua família, incluindo seu neto Milosz, sobre o evento no café da manhã. Depois de cuidar de suas tarefas, Milosz desceu até o final do campo para ver se encontrava vestígios do evento na noite anterior. No final do campo arado, há uma área de 10 metros de grama e arbustos selvagens antes da floresta. Milosz não viu sinal de nada ter sido queimado, encontrando aproximadamente 10 a 15 "pedras" colocadas no topo da grama em um círculo ou elipse "irregular".

"Eu soube imediatamente que eles tinham algo a ver com o objeto. Havia vários deles... A maioria era do tamanho de uma bola de basquete, talvez, um pouco menor. Eles faziam um círculo irregular, estavam espalhados um pouco irregularmente, como se por acaso ou como se alguém as tivesse colocado delicadamente lá. O peso delas pressionava um pouco o chão sob elas. Não havia vestígios de nada queimado. Havia essa pedra menor no meio e eu a peguei imediatamente... Mas as outras pedras eram muito pesadas e eu não consegui levantá-las. Elas eram de cor verde escuro, como uma garrafa de vidro verde e tinham um formato oval como se algo se solidificasse em enormes gotas. A cor delas era exatamente a cor da pedra que eu peguei", afirmou Milosz, que tinha 11 anos na época.


Desenho de Evelina da forma do objeto; a inserção no topo é para ilustrar apenas a cor vermelha e o "brilho" brilhante associado ao OVNI.

Milosz trouxe a pedra "menor" de volta para casa e contou à família o que havia encontrado. Um ou dois dias depois, ele levou um carrinho de mão com ele até o final do campo, na tentativa de recuperar o resto das "pedras". Mas quando ele chegou lá, as pedras não estavam mais. Quando perguntado se as pessoas poderiam ter pego as pedras, ele tinha certeza de que isso era muito improvável: "Gente? Eu acho que não... Este é um lugar selvagem e desabitado. Ninguém anda por aqui. Quem entraria em nosso campo e levaria pedras tão pesadas? Acho que não foram tomadas por pessoas, mas por um objeto semelhante ao que chegou aqui".

Quando questionados, os pais de Milosz confirmaram que havia muito poucos residentes na área e que as únicas pessoas que entraram em seus campos eram elas mesmas quando tinham que trabalhar. Outros agricultores da região estariam todos ocupados com suas próprias colheitas e eles não conheciam ninguém que pudesse saber sobre o avistamento de OVNIs ou a existência das "pedras".


Desenho de Milosz do "anel de pedras" que ele encontrou no final do campo, poucas horas depois que Evelina viu o OVNI pousar lá.

Milosz relatou detalhes adicionais sobre as pedras, em particular que a pedra que ele recuperou "brilhava". Segundo ele, "Esta é a parte mais importante, notei na noite seguinte, que esta pedra dá um brilho delicado durante a noite. Quero dizer, a luz era esverdeada e apenas as bordas brilhavam. Elas (as luzes) eram como pequenas chamas brilhantes ou clarões... É difícil descrever, mas era incrível".

Quando perguntado se toda a borda da pedra estava brilhando, ele disse que a pedra tinha bordas afiadas por toda parte e que "os pontos brilhantes estavam nas bordas". Ele relata que continuou a brilhar à noite por cerca de meio ano e depois parou.


Extremo do campo da família Kuss, onde o OVNI pousou depois de 15 minutos para descer e pousar.

Milosz também esclareceu que algumas das pedras eram do tamanho de blocos de concreto, com algumas arestas como a pedra menor que ele recuperou e todas de uma cor esverdeada escura. A pedra que ele recuperou agora é mais preta que verde, mas possui várias inclusões verde-claras (visíveis sob boa luz). Como parece que elas estavam fluorescentes quando a rocha foi recuperada pela primeira vez, talvez seja por isso que ele descreve as pedras como basicamente verdes, e não pretas.

Amostragem de solos: no final do verão de 1998, Milosz e sua família não encontraram ninguém particularmente interessado em investigar esse evento (apesar de outras ocorrências muito estranhas terem sido relatadas de tempos em tempos por outras pessoas nos arredores daquela região). A família discutiu o avistamento com algumas pessoas localmente, mas descobriu que sua história era motivo de riso e que não eram levadas a sério.

No verão de 2000, uma foto de um grande círculo de culturas que havia sido encontrado em um campo na vila vizinha de Wylatowo apareceu em muitos jornais poloneses - atraindo a atenção do repórter de rádio de Varsóvia Robert Bernatowicz. Ele é o líder da Fundação Nautilus (um grupo polonês interessado em fenômenos inexplicáveis) e visitou Wylatowo para examinar pessoalmente a formação de culturas e conheceu Milosz Kuss. Uma vez familiarizado, Milosz relatou a história sobre o avistamento de sua avó e sua recuperação da "pedra" do campo.

Bernatowicz elaborou entrevistas em profundidade com Milosz, Evelina Kuss e outros na área, documentando ao máximo de detalhes possíveis. Precisando de acesso a análises técnicas mais sofisticadas do que ele poderia encontrar na Polônia, Bernatowicz acabou entrando em contato com a BLT Research Team Inc. nos EUA para obter assistência.

Além de exigir partes da pedra para análise, a BLT solicitou que amostras de solo fossem retiradas da área onde a pedra foi encontrada, e estas foram fornecidas por Milosz durante o final da primavera de 2003. Uma amostra de superfície do solo (em profundidade de 10 cm) foi retirada da área gramada onde a rocha havia sido recuperada, além de controlar o solo do campo arado, mais próximo da casa da fazenda. Assim, os pedaços de rocha e os solos foram então enviados para o escritório da BLT em Cambridge, Massachusetts.


Detalhe da "pedra" verde-preta mostrando claramente a superfície vítrea e múltiplas marcas circulares, indicativas de expiração gasosa durante o resfriamento. Foto: Fundação Nautilus. (Análise SEM / EDS).

Análise Laboratorial (SEM / EDS): Em 3 de junho de 2003, dois fragmentos de rocha foram submetidos ao consultor BLT Nick Reiter, da Avalon Foundation, para microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de dispersão eletrônica (SEM / EDS), além de outros exames. Algumas semanas depois, amostras de solo também foram submetidas. O relatório do laboratório do Sr. Reiter é publicado a seguir.


Foto de laboratório de duas amostras maiores de pedra da Polônia. Amostra = 1,2 cm. Foto: Nick Reiter.


Milosz e sua avó Evelina Kuss em julho de 2003. (O carimbo da data na foto do NT está incorreto.)


Ambas as amostras de pedra (nesta superfície vítrea iluminada parecem pretas). Foto: Nick Reiter, 17 de junho de 2003.

Forma Física: As duas pedras de vidro são mostradas nas fotos coloridas, acima. Como pode ser visto, a amostra maior (antes de ser dividida em duas) tinha aproximadamente 1,2 cm de comprimento; a menor tinha um pouco menos de 1 cm. Ambas são vistas de cor semelhante, um verde-preto muito escuro. Também observamos que pequenas bolhas (<2mm) e vazios estão presentes em ambos, consistentes com a noção imediatamente aparente de que essas amostras são essencialmente de vidro. EDS e análise comparativa: as varreduras de EDS obtidas de pontos variados em ambas as amostras de pedra são bastante consistentes. Encontramos Si (silício), O (oxigênio), Al (alumínio), Mg (magnésio), Ca (cálcio), K (potássio) e pequenas quantidades de Fe (ferro) e Ti (titânio).
A van da Fundação Nautilus, utilizada nas pesquisas e viagens rurais pela Polônia. Foto: Fundação Nautilus.

EDS Varredura de fragmento a partir de um pedaço maior de pedra vítrea (1,2 cm) (150xl5 kV). A digitalização é consistente com várias outras realizadas tanto em e amostras menores. Digitalização: N. Reiter, 26 de junho de 2003

Outras propriedades:

(1) Nenhuma radioatividade perceptível foi observada no teste com um contador Geiger.

(2) Nenhuma fluorescência foi observada na parte visível do espectro quando as amostras foram expostas a UV de ondas longas e curtas.

(3) Nenhuma das amostras era magnética.

Discussão: puderam ser encontrados dois materiais análogos que se assemelham a essas amostras. Uma pedra semipreciosa originalmente derivada do vidro meteórico antigo na região do rio Moldau - chamada Moldavita - assemelha-se às amostras de alguma forma, mas não necessariamente em cores, pois a moldavita geralmente é de um verde mais brilhante e mais claro. No entanto, as amostras se assemelham muito ao solo vitrificado, produzido por um conhecido processo de remediação de resíduos tóxicos ou nucleares conhecido como ISV: vitrificação in situ. Nesse processo, os arcos elétricos são levados a fluir profundamente nas áreas do solo contaminadas com resíduos tóxicos ou substâncias radioativas, liquefazendo os componentes do solo e produzindo um material vítreo não permeável à medida que o solo líquido esfria. Esse resíduo vítreo pode então permanecer em segurança no subsolo (já que os resíduos tóxicos estão agora contidos) ou pode ser posteriormente retirado com segurança.


Digitalização EDS de uma amostra maior de pedra vítrea (150x 15kV). Essa verificação é consistente com várias outras realizadas nas duas amostras. Scan: N. Reiter, 26 de junho de 2003.

Recursos e benefícios de duas tecnologias diferentes para vitrificação in-situ, desenvolvida pela Geo-Melt (TM) Corp. Fonte: www.geomelt.com/technologies/.

Testes adicionais: a observação do descobridor original da rocha vítrea, indicando uma fosforescência ou fluorescência a longo prazo, continuou a nos intrigar. Solicitamos amostras adicionais, especificamente das "veias" verde-claras que são visíveis na pedra e, em dezembro de 2003, recebemos um fragmento vítreo verde claro (<2mm diâmetro.), adicional para análise. A EDS revelou que a composição desta nova amostra é bastante semelhante às amostras já examinadas; no entanto, a fotografia SEM revelou que esse fragmento era bastante "espumoso", com pequenas bolhas de ar e vazios, típicos da cerâmica. Pensa-se que essas bolhas de ar sejam responsáveis pela coloração verde muito mais clara em algumas áreas da pedra recuperada. A nova amostra também foi examinada sob lâmpadas UV de ondas longas e curtas, mas nenhuma fluorescência foi observada. Isso sugere que a qualidade "luminosa" original relatada pelo localizador da rocha foi de curta duração e não reversível. Esta amostra também foi examinada pelo contador Geiger, sem aumento da taxa de contagem acima do ambiente observado. Uma anedota do passado deste pesquisador, no entanto, pode ser pertinente. Nos últimos anos, eu trabalhava em uma grande empresa de vidro em Toledo, Ohio, como técnico envolvido no depósito a vácuo de revestimentos em chapas de vidro de grandes áreas. Um dos materiais que revestimos no vidro foi uma película fina de sílica fundida (SiO2) como revestimento resistente ao desgaste. O processo era realizado em uma enorme câmara de vácuo, onde a areia de sílica era evaporada por fontes de feixe de elétrons. Regularmente, tínhamos que desligar o sistema após uma produção e entrar na câmara tipo caverna para limpar as proteções de resfriamento e as paredes da câmara. Uma anomalia que observamos, que nunca foi explicada adequadamente, envolveu um brilho esverdeado fraco dos flocos de sílica fundida com vidro "pulverizado em excesso" nas paredes frias da câmara. Em uma ocasião, observamos esse brilho fraco até 24 horas depois de desligar as fontes de evaporação. Assim, embora o brilho anômalo relatado de nossa amostra de rocha vítrea fundida por um período de meses seja extraordinário, observei pessoalmente o brilho da sílica fundida vaporizada e condensada por períodos de várias horas. Talvez algum analógico esteja presente. Amostras de solo: duas amostras de solo, solicitadas pela BLT Inc. na primavera de 2003, foram obtidas em maio de 2003; estas foram recebidos no laboratório em 30 de junho de 2003. Uma amostra foi coletada da área de grama onde as rochas foram encontradas e um controle foi obtido a cerca de 25m do meio do campo arado. Ambas as amostras de solo foram escavadas a cerca de 10 cm no solo. A análise de EDS do solo granular tende a ser um pouco problemática, devido à heterogeneidade física dessas amostras (exceto no caso de argilas finas). "Sujeira" é um material complexo e geralmente requer várias digitalizações de EDS de cada amostra para ter uma ideia da composição geral. O exame da amostra de solo colhida na área gramada onde as rochas foram encontradas mostra solo arenoso ou de grão grosso. A EDS mostra ingredientes normais do solo, principalmente Si, O e Al; Ca, K, Fe e Mg são vistos como picos menores. A EDS do solo de controle retirado a 25 m é ratiometricamente semelhante aos solos da área rochosa, com sinais muito semelhantes de Si, Al (que é ligeiramente elevado sobre o solo da área rochosa), O, Ca, K, Fe e Mg, mas com vestígios de Mo (molibdênio) e P (fósforo) que não foram vistos no solo da área rochosa. Também observamos outro fato muito interessante: a composição do solo retirado da área das pedras vítreas contém a maioria dos mesmos constituintes que as próprias pedras vítreas - no entanto, nem todas - e não em uma proporção semelhante. As pedras vítreas são muito mais ricas em Mg (magnésio), com um pico menor de Ti (titânio) visível (provavelmente indicando rutilo, uma forma mineral de dióxido de titânio). Os solos que dizem ser da área de pedra vítrea têm muito pouco Mg e nenhum Ti visível (veja as próximas digitalizações).
Recursos e benefícios de duas tecnologias diferentes para vitrificação in situ, desenvolvidas pela Geo-Melt TM Corp. Fonte: GeoMelt Technologies.

Análise laboratorial (espectroscopia no infravermelho): em 8 de julho de 2003, um fragmento da "pedra" recuperada de um campo agrícola na Polônia em 1998 foi submetido a Phyllis Budinger, laboratório Frontier Analysis Ltd. Laboratory, para análises adicionais por espectroscopia no infravermelho.

Procedimento: O fragmento "de pedra" escuro é de aproximadamente 9 x 7 x 2 mm e pesa 0,2358 gramas. Um espectro infravermelho foi retirado de uma pequena quantidade de material moído removido do fragmento, usando o acessório Harrick SplitPea no espectrômetro Nicolet Avatar 360. As fotografias do estereomicroscópio foram obtidas usando o microscópio Leika GZ6, conectado a uma câmera Kodak Digital Science MDS 120.

Resultados: A análise microscópica mostra que o material tem uma aparência vítrea com algumas bolhas aparentes. Isso sugere que o material foi exposto a uma temperatura alta o suficiente para causar o "derretimento" do silicato mineral na amostra (veja a análise infravermelha, abaixo, sobre a identificação de ligações Si-O semelhantes a vidro, e o relatório de Nick Reiter, acima).


Foto SEM (100x) de um pequeno fragmento de vidro verde-claro mostrando várias pequenas bolhas de ar na amostra. Foto SEM: N. Reiter.

O espectro infravermelho do fragmento "pedra" mostra bandas de absorção muito amplas, típicas de uma substância amorfa semelhante a vidro. As frequências das bandas (entre 1050-900 cm e entre 550-400 cm) são definitivamente devidas à absorção de Si-O. O espectro é uma comparação estreita com um espectro de lava, que é uma rocha que sofreu derretimento. Esses dados sugerem que o fragmento de rocha originalmente continha uma alta concentração de sílica mineral (isto é, areia - também conhecido como quartzo) que foi submetida a altas temperatura. O vidro (fabricado com 75% de sílica mais outros materiais) requer temperaturas de pelo menos 700-800ºC (1300-1500 F) para se tornar vidro.


Nick Reiter na SEM / EDS em Toledo, Ohio. Foto: Fundação Avalon.

Espectro de infravermelho da amostra "pedra" (vermelho) junto com um espectro de referência de lava (azul) para comparação. Espectro de Infravermelho: Frontier Analysis Ltd. Laboratory


O EDS Scan do solo (750x 20kV) da área de pedra mostra ingredientes típicos do solo, principalmente Si, O e Al; Ca, K, Fe e Mg são vistos como picos menores.

O espécime 1Lava é de Mauna Loa, na ilha do Havaí. 2Lewis, Richard K. Sr., Dicionário Químico Condensado de Hawley, Décima Quarta Edição: John Wiley e Sons, Inc., 2002.


EDS Scan de pedra (100x 20 kV) mostrando um pico de Mg mais forte, com presença de Ti (titânio), parece apenas na pedra. Varreduras da EDS: N. Reiter, 1 de julho de 2003.

- Conclusões:

ANÁLISE SEM / EDS:


Espectro FT-IR da amostra de pedra (em vermelho) comparado com um espectro de referência de lava (azul) do vulcão na ilha do Havaí. Espectro FT-IR : P. Budinger.

(1) Por todas as indicações, as amostras de pedras vítreas fornecidas são provavelmente solo altamente vitrificado. A fonte dessa vitrificação / conversão em um copo permanece desconhecida.

(2) As áreas verde-clara da pedra (diz-se ter fluorescido no momento da recuperação e por vários meses seguintes) são compostas essencialmente pelos mesmos elementos que as áreas mais escuras, mas contêm várias pequenas bolhas de ar e vazios que representam a cor mais clara nessas áreas.

(3) A composição dos solos da área onde as pedras vítreas foram encontradas e os solos controlados a 25m de distância são muito semelhantes, representando componentes típicos do solo.

(4) As varreduras EDS das pedras vítreas e dos solos da área onde as pedras foram encontradas não se assemelham ratiometricamente - indicando que as pedras vitrificadas provavelmente não são derivadas de solos indígenas para aquele local preciso.

- Nick Reiter, Fundação Avalon.

ANÁLISE INFRAVERMELHA E MICROSCÓPICA:

O exame infravermelho e microscópico da pedra mostra um material amorfo e vítreo contendo Si-O. Claramente, os dados confirmam as conclusões de Nick Reiter de que esta amostra é de um solo que foi vitrificado.

- Phyllis Budinger, Frontier Analysis Ltd.


Fotomicrografia de fragmento de pedra mostrando bolhas aparentes. Foto: P. Budinger.

BLT Research Team Inc.

PO Box 400127

Cambridge, MA 02140 (EUA)

ph: 617 / 492-0415

Data: 30 de janeiro de 2004

O fato de a pedra vitrificada encontrada em Golabki conter a maioria dos mesmos constituintes normais do solo que a amostra de controle do campo em que foi encontrada - mas "sem nenhuma proporção semelhante" - indica que o solo vitrificado veio originalmente de outro lugar, provavelmente não muito longe.

A descoberta pela Fundação Nautilus de múltiplos buracos inexplicáveis (alguns muito profundos) aparentemente "perfurados" em vários locais rurais da Polônia, relatados por um período de anos (um deles na Vila de Dabrowka, não muito longe de Golabki), pode fornecer uma pista.


Frontier Analysis Ltd. Espectrômetro infravermelho, impressora e computador que executa o FT-IR. Foto: P. Budinger.

Por volta das 17h20 (crepúsculo), em 28 de janeiro de 2003, Zofia Marciniak, moradora de Dabrowka, na Polônia, estava no quintal exercitando seu cachorro quando viu um objeto triangular "muito brilhante" de 1,2 metros de comprimento pairando apenas no nível da copa das árvores sobre o campo ao lado de sua casa. O objeto, que pairava silenciosamente a cerca de 200 metros da testemunha, estava coberto de muitas luzes multicoloridas ("vermelho, amarelo, verde e azul e todos do mesmo tamanho, como uma árvore de Natal") e permaneceu parado e visível por cerca de 15 minutos.

A senhora Marciniak disse que as bordas do OVNI triangular eram indistintas e que seu cachorro não latiu durante o incidente; na verdade, ela não sabe exatamente onde o cachorro estava durante o tempo em que assistiu o OVNI. Também é interessante o relato da Sra. Marciniak de que ela sentiu algo "pressionando sua cabeça" que começou durante as primeiras horas da manhã antes de ela realmente ver o OVNI ao entardecer, e que essa pressão "intensificou" quando ela realmente viu o objeto no céu. Ela estava certa de que esta é a única ocasião em sua vida quando experimentou esse sentimento de "pressão".


Buraco "perfurado" encontrado em 29 de janeiro de 2003 em Dabrowka, na Polônia, depois que o OVNI pairou sobre a área por 15 minutos. Foto :Adam Piekut (29/1/03).

Essa experiência física de uma pressão incomum quando na proximidade de OVNIs tem sido repetidamente relatada em outros incidentes. Depois de assistir ao OVNI "Árvore de Natal" por cerca de 15 minutos, a Sra. Marciniak voltou para sua cozinha para tirar algo do fogão, retornando ao quintal depois de 2-4 minutos para descobrir que o OVNI não era visível a princípio – mas, depois reapareceu mais longe e mais à direita. Quando reapareceu, as luzes eram inicialmente brancas, mas depois ficaram coloridas novamente. Então as luzes diminuíram gradualmente e se apagaram por um período de cerca de um minuto, e o objeto se foi.


Zofia Marciniak, Dabrowka, Polônia, testemunhou um OVNI triangular pairando silenciosamente sobre o campo ao lado, ao entardecer. Foto: Adam Piekut.

Ela ouvira falar que OVNIs haviam sido relatados por outros residentes em sua área geral e supôs que isso pudesse ser o que ela tinha visto, mas afirma que estava mais curiosa do que com medo. Ela também relatou que havia notado helicópteros voando baixo sobre sua área por dois anos antes de avistá-lo - e que então notou muitos "aviões longos e magros" que lhe pareciam anormais, voando abaixo das copas das árvores na mesma área imediatamente depois ("mais aviões do que antes").

Mais tarde naquela noite, por volta das 21h, a Sra. Marciniak ligou para seu neto, Adam Piekut, e contou o que ela havia visto. Adam chegou na tarde seguinte e entrou em campo para ver se havia alguma evidência física que pudesse estar relacionada à presença do OVNI. Como estava no meio do inverno, uma neve profunda cobria os campos e ele esperava que quaisquer marcas ou rastros incomuns fossem claramente visíveis.


Marciniak desenhou o silencioso OVNI "Árvore de Natal" que ela assistiu por 15 minutos em 28 de janeiro de 2003.

O que Adam encontrou no campo de pouso - logo abaixo de onde sua avó indicou que o OVNI havia pairado - foi um buraco redondo de 30 cm de diâmetro, que ele media com mais de 5m de profundidade, com cerca de 1m de água parada no fundo. E, embora parecesse que o buraco havia sido "perfurado" (ele podia ver uma "rosca em espiral" dentro do buraco até o nível da água), ele não encontrou restos da sujeira que deveria ter sido removida para criá-lo. Não havia absolutamente nenhum solo espalhado sobre o campo coberto de neve ou em torno do próprio buraco, nem Adam podia entender como poderia haver água presente no buraco em janeiro, quando a temperatura estava abaixo de zero.

No final de abril de 2003, Adam coletou uma amostra de solo de aproximadamente 0,5 m no interior do buraco e uma amostra de "controle" do solo superficial do campo a cerca de 10 m de distância do buraco. As análises FT-IR e EDS mostram que a amostra "controle" contém elementos típicos encontrados no quartzo, incluindo grandes quantidades de silício, alumínio e oxigênio com pequenas quantidades de ferro, potássio e magnésio. Conspicuamente ausentes são caulinita e carbonato de cálcio, que estão presentes na amostra de dentro do orifício.


Adam Piekut, neto da Sra. Marciniak, encontrou um buraco no campo sobre o qual o OVNI avistado pela avó havia pairado na noite anterior. Foto: Desconhecido.

A amostra do buraco é composta principalmente de quartzo, argila de caulinita e uma quantidade menor de carbonato de cálcio, com pequenas quantidades de outros minerais. Como a amostra "controle" foi colhida no solo superficial e a amostra colhida a aproximadamente 0,5m no interior do buraco, as diferenças observadas pelos testes EDS e FR-IR não podem ser claramente avaliadas. Um verdadeiro "controle" deveria ter sido realizado na mesma profundidade que a amostra do furo.


O buraco de 0,5m, onde Adam coletou amostras para o BLT no final de abril de 2003. Foto: N. Talbott (julho de 2003).

Além disso, para que esses testes produzam resultados significativos, são necessárias várias amostras de várias profundidades dentro do furo (bem como em torno de sua superfície), bem como vários controles tirados das mesmas profundidades e a várias distâncias no campo. Nesse caso, também seria interessante ter amostras da água vistas no buraco quando descobertas pela primeira vez.


O EDS mostra diferenças entre os solos da superfície no campo de Dabrowka e o solo no interior do furo. Como as amostras vieram de diferentes profundidades, nenhum significado pode ser atribuído a esses resultados. Gráficos: N. Reiter.

O trabalho do FT-IR procurou, especificamente, a presença de oxalato de cálcio, uma vez que amostras de solo de outro caso relacionado ao OVNI submetido anteriormente à Frontier Analysis Ltd. revelaram essa substância; neste caso Dabrowka, nenhum foi encontrado. Além disso, nenhuma radioatividade foi encontrada nas amostras de solo do buraco ou do "controle".


Outro buraco inexplicável encontrado na Polônia em 2001, também aparentemente "perfurado" e sem solo escavado encontrado na área.
Foto: Fundação Nautilus.

O relatório completo do FT-IR sobre a análise de solo de Dabrowka pode ser encontrado em pdf, através da Fundação Nautilus. Como o evento Golabki de "pedra vitrificada" relacionado ao OVNI ocorreu no final do verão de 1998 e o buraco inexplicável relacionado ao OVNI foi encontrado na vila vizinha de Dabrowka, em janeiro de 2003, é óbvio que o solo do buraco de Dabrowka não poderia ter ocorrido. Foi o material que foi vitrificado para criar a "pedra" de Golabki. No entanto, uma vez que o interesse da Fundação Nautilus por esses fenômenos incomuns se tornou conhecido, fomos notificados de muitos outros buracos estranhos, muitas vezes, bastante profundos e inexplicáveis que haviam sido descobertos anteriormente (e atualmente) em várias partes da Polônia.


O outro buraco anômalo na Polônia foi escavado para determinar sua profundidade. Foto: Fundação Nautilus.

O solo que foi vitrificado para formar a "pedra" recuperada pelo neto de Evelina Kuss Milosz em Golabki veio originalmente de um desses muitos outros buracos inexplicáveis - e, se sim, o que isso significa? E ainda, esses buracos são criados pelos OVNIs?


No final de 2006, esse buraco menor (6 polegadas de diâmetro), mas muito profundo, foi encontrado perto de Leszczyny, na Polônia. Foto: Fundação Nautilus.

Estão sendo coletadas amostras de solo? E depois vitrificadas? Para qual propósito? E se os OVNIs estão envolvidos estariam criando até alguns dos buracos e são responsáveis por vitrificar pelo menos parte do conteúdo do solo desses buracos, mas por que 10 a 15 "pedras" vitrificadas foram originalmente depositadas no campo de Golabki?

E, talvez mais curiosamente, por que todas essas pedras - exceto a menor recuperada por Milosz Kuss - foram removidas rapidamente (e aparentemente após o evento)?

* Texto originalmente escrito em inglês por Robert Bernatowicz e traduzido ao português por Dante Villarruel.

- Imagens: Arquivos da Nautilus Foundation.

- Agradecimentos especiais: Robert Bernatowicz e Tadeuzs (Nautilus Foundation/Polônia), Bltresearch.com e Avalon Foudation.

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright, 2004/2020 - Pepe Arte Viva Ltda/DTV.

FONTE: viafanzine.jor.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s