Pular para o conteúdo principal

NASA quer sua ajuda para projetar robô que irá explorar Vênus


O robô que irá explorar Vênus será um aerocarro.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Concurso para robôs de Vênus

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA lançou um desafio público para desenvolver um sensor de prevenção de obstáculos para um futuro veículo robótico espacial, que deverá explorar o planeta Vênus.

O desafio "Explorando o inferno: evitando obstáculos em um rover automático" pretende identificar o melhor projeto do público para um sensor que possa ser incorporado ao robô.

Por que a NASA está pedindo ajuda? Por que nenhum sensor conhecido consegue operar nas condições extremas de Vênus, ainda que a própria NASA trabalhe há alguns anos com uma eletrônica capaz de funcionar em Vênus.

Embora várias missões tenham visitado o planeta, apenas cerca de uma dúzia fez contato com a superfície de Vênus antes de sucumbir rapidamente ao calor e pressão opressivos.

A última sonda a tocar a superfície do planeta, a soviética Vega 2, que pousou lá em 1985, registrou uma temperatura de superfície de 463 ºC e uma pressão 91 vezes maior do que a pressão atmosférica da Terra - a propósito, o módulo de pouso da Vega 2 funcionou por apenas 56 minutos.


Não é só desviar de obstáculos na horizontal - o sensor terá que lidar também com subidas e descidas.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Impulsionado pelo vento, o conceito AREE (sigla em inglês para "rover automatizado para ambientes extremos") pretende passar meses, não minutos, explorando a paisagem de Vênus e coletando dados científicos de uma grande área.

Conforme o veículo roda pelo planeta, ele deverá detectar obstáculos em seu caminho, como rochas, fendas e terrenos íngremes. É por isso que um sensor de navegação é tão importante.

A dificuldade está em projetar um sensor que não dependa de sistemas eletrônicos - a eletrônica de ponta atual deixa de funcionar a pouco mais de 120 °C, o que significa que ela sucumbirá facilmente ao ambiente extremo de Vênus.

É por isso que a NASA está se voltando para a comunidade global de inovadores e inventores em busca de uma solução.

"Esta é uma oportunidade emocionante para o público projetar um componente que pode um dia acabar em outro corpo celeste," disse Ryon Stewart, coordenador do desafio. "A NASA reconhece que boas ideias podem vir de qualquer lugar e que as competições de prêmios são uma ótima maneira de envolver o interesse e a criatividade do público e tornar a exploração espacial possível para todos".

Os participantes terão a oportunidade de ganhar um prêmio de primeiro lugar de US$ 15.000. O segundo lugar levará $10.000 e o terceiro lugar US$ 5.000.

O desafio está sendo executado na plataforma de fundos coletivos heroX. As inscrições serão aceitas até 29 de Maio de 2020, no endereço https://www.herox.com/VenusRover.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s