Pular para o conteúdo principal

Cientistas descobrem que gás e poeira impedem planetas de engolirem suas luas


Conceito artístico de uma lua se formando em torno de um planeta gigante de gás que também ainda está em fase de formação, em torno de uma estrela (Imagem: Nagoya University)

Por Daniele Cavalcante

Durante muito tempo, astrônomos teorizaram que a formação das luas no Sistema Solar é fruto de discos de poeira girando ao redor dos planetas ainda em formação. Ou seja, os satélites naturais teriam se formado com os planetas. Mas pesquisas mostram que essa teoria poderia ser falha. Um novo estudo, porém, revelou mais surpresas sobre o tema.

Anteriormente, cientistas realizaram simulações que não apenas contradizem a teoria dos discos, como também trouxeram resultados inconsistentes com o que vemos em todo o Sistema Solar. Essas simulações resultaram em todas as luas grandes caindo em seus respectivos planetas e sendo engolidas. Outro resultado foi a formação de várias luas grandes, que não existem de fato - Saturno, por exemplo, tem muitas luas pequenas ao seu redor.

Isso significa que os modelos computacionais, gerados com cálculos e dados sobre a física que conhecemos hoje após estudos aprofundados dos planetas e luas do Sistema Solar, colocaram em xeque a teoria de que as luas se formaram a partir de discos ao lado dos planetas ainda jovens. Para tentar resolver esse problema, uma equipe de pesquisadores japoneses conduziu uma série de novas simulações que resultaram em um modelo mais coerente.

Yuri Fujii, professor da Universidade de Nagoya, e Masahiro Ogihara, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), criaram um modelo de discos circulares com uma distribuição de temperatura mais realista, considerando várias fontes de opacidades, incluindo poeira e gelo. Em seguida, eles simularam a migração orbital das luas, levando em conta fatores como a pressão que o gás teria em um disco e a gravidade de outros satélites.

Essas novas simulações mostraram que existe uma "zona de segurança" onde a lua em formação é empurrada para longe do planeta. Nesta área, o gás mais quente dentro da órbita empurra o satélite e evita que ele caia no planeta. "Demonstramos pela primeira vez que um sistema com apenas uma lua grande ao redor de um planeta gigante pode se formar", disse Fujii. "Este é um marco importante para entender a origem de Titã", completou, referendo-se à maior lua de Saturno.

Na primeira etapa desse processo, um disco contendo gás e poeira gira em torno do planeta em formação e materiais sólidos se condensam no disco. Na etapa dois, os componentes sólidos do disco crescem até o tamanho final do satélite. No estágio três, as órbitas desses satélites formados mudam gradualmente devido à influência do gás no disco.



Mesmo com essa “zona de segurança”, muitos dos satélites se localizam perto demais do planeta e acabam caindo nele. Mas um satélite maior, com uma órbita dentro da zona de segurança, é capaz de manter distância do planeta. No quarto e último estágio, o gás no disco se dissipa e o satélite sobrevivente permanece em uma órbita estável.

No entanto, Ogihara avisa que esse modelo tem suas limitações e que “seria difícil examinar se Titã realmente passou por esse processo”. Mas o novo modelo pode ser muito útil para os astrônomos que estudam sistemas de exoplanetas que ainda estão em processo de formação.

FONTE: Psys.org via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s