Pular para o conteúdo principal

Natal no espaço: há 51 anos, astronautas emocionavam o mundo ao vivo pela TV


A lendária foto da Terra vista da Lua não estava nos planos da missão. Anders teve a ideia de tirá-la depois de se admirar com a beleza de nosso planeta visto de longe (Foto: NASA)

Por Patrícia Gnipper

Em 1968, os astronautas da Apollo 8 celebraram o Natal de um jeito até então inédito: no espaço. Mais especificamente, na órbita da Lua, com a missão da NASA que foi a primeira a levar astronautas à órbita do nosso satélite natural. E tudo foi transmitido ao vivo ao mundo todo pela televisão, com o trio de astronautas (Frank Borman, "Jim" Lovell e "Bill" Anders) emocionando o planeta não somente com uma mensagem natalina vinda do espaço, como também com a foto que foi chamada de Earthrise — aquela icônica imagem da Terra vista da Lua que ilustra a capa desta matéria.

A missão foi lançada no dia 21 de dezembro, com os astronautas retornando ao nosso planeta no dia 27 do mesmo mês. Enquanto a nave orbitava a Lua, o trio filmava e fotografava o satélite natural de maneira sem precedentes e, na transmissão ao vivo no dia 24, revezaram a leitura do Livro de Gênesis, lendo os dez primeiros versículos desta passagem do Antigo Testamento.



Deixando de lado as críticas relacionadas a misturar ciência com religião, o momento foi emocionante a quem acompanhava tudo pela TV, com as imagens mostrando a superfície da Lua e também revelando a Terra vista de longe enquanto a leitura acontecia em alto e bom som. Na época, a transmissão foi o programa de televisão mais assistido da história dos Estados Unidos.

Borman posteriormente revelou que, apesar de sua maior preocupação em sua missão ter sido "chegar lá antes dos russos e voltar para casa depois", foi ele quem sentiu a necessidade de dizer "algo apropriado" durante a histórica transmissão ao vivo na véspera de Natal, escolhendo, então, o Livro de Gênesis para tal. "No começo, Deus criou o céu e a terra...", ele começou, com a transmissão sendo encerrada com "a tripulação da Apollo 8 fecha com boa noite, boa sorte e um Feliz Natal, e Deus abençoe a todos vocês na boa Terra".

Até os dias atuais, a Apollo 8 é considerada um dos empreendimentos mais ousados da exploração espacial, e talvez o mais perigoso da história da NASA. Havia um perigo real de se levar humanos ao espaço contando com o então novo e poderoso foguete Saturn V pela primeira vez e, entre tudo o que poderia dar errado, estava o risco à vida da tripulação. Mas os EUA não apenas precisavam proporcionar algum feito lendário para se orgulhar em meio à Guerra do Vietnã, como ainda participavam da Corrida Espacial contra a União Soviética — que, até então, estava vencendo a batalha.

A Apollo 8 deu 10 voltas ao redor da Lua na véspera de Natal e, no dia 25 de dezembro de 1968, os motores da nave eram acionados para iniciar o retorno ao lar. Dois dias depois, o trio de astronautas voltava triunfante ao nosso planeta — pela primeira vez, humanos saíram da Terra, visitaram a Lua e voltaram para casa em segurança, com a revista Time classificando os três astronautas como os "Homens do Ano".


William Anders, James Lovell e Frank Borman (Foto: Reprodução)

Eles ainda estão vivos, por sinal. Borman e Lovell estão com 91 anos, e Anders tem 86. Borman e Anders nunca mais voltaram ao espaço depois da Apollo 8, mas Lovell comandou a quase trágica Apollo 13, que, por conta de um problema durante o voo, fez com que os astronautas proferissem a clássica frase "Houston, we have a problem" ("Houston, nós temos um problema"), sendo forçados a realizar medidas de emergência para retornarem à Terra em segurança, deixando seu pouso na superfície lunar para a missão seguinte.

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s