Pular para o conteúdo principal

Mapa da NASA revela pela primeira vez medições precisas de um pulsar


Simulação de uma possível configuração de campo magnético quadrupolo para um pulsar com pontos quentes apenas no hemisfério sul (Imagem: Goddard Space Flight Center da NASA)

Por Daniele Cavalcante

Astrofísicos conseguiram obter pela primeira vez medições precisas e confiáveis do tamanho e massa de um pulsar, graças ao NICER (Interior Composition Explorer) da NASA, um telescópio de raios X a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Eles também puderam criar o primeiro mapa de “pontos quentes” desses objetos densos e agitados.

Desde a descoberta dos pulsares, há mais de 50 anos, os cientistas tentam descobrir exatamente como essa classe de estrelas de nêutrons funcionam. Agora, com o NICER, os cientistas podem investigar esses objetos de maneiras que antes pareciam impossíveis.

O NICER faz parte de uma missão de astrofísica do programa Explorers, da NASA, que permite aos pesquisadores voo frequentes para estudos científicos a partir do espaço. De acordo com Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da sede da NASA em Washington, o telescópio está “revolucionando nossa compreensão dos pulsares”, tirando vantagem da sua posição privilegiada na ISS.

Para realizar esse estudo inédito, o pulsar observado foi o J0030+0451 (ou simplesmente J0030), localizado na constelação de Peixes, a 1.100 anos-luz de distância. Ao medir o peso e as proporções do objeto, o NICER revelou que as formas e os locais de "pontos quentes" de um milhão de graus na sua superfície são muito mais estranhos do que os astrofísicos imaginavam.


Esquema tradicional de um pulsar, apresentando as linhas de campo magnético e o feixe de radiação escapando pelos polos magnéticos
(Imagem: Roy Smits)

Os pulsares são uma categoria de estrelas que colapsaram e, por causa de seu intenso campo magnético, transformam a energia rotacional em energia eletromagnética. Elas emitem pulsos de radiação em intervalos regulares e definidos, e giram centenas de vezes a cada segundo. Só pra se ter uma ideia da velocidade desses objetos, o J0030 gira 205 vezes por segundo.

Todo o pulsar brilha levemente em raios-X, mas os tais “pontos quentes” são mais brilhantes. À medida que o objeto gira, esses pontos aparecem e desaparecem, transformando o pulsar em uma espécie de farol espacial gigante, com variações extremamente regulares no brilho dos raios X. Mas os novos estudos mostram que os pulsares não são tão simples.

Usando observações coletadas pelo NICER entre julho de 2017 e dezembro de 2018, dois grupos de cientistas mapearam os pontos quentes do J0030, cada um com seus próprios métodos, e chegaram a resultados semelhantes na medição de massa e tamanho do pulsar. Não apenas isso, mas também obtiveram dados o suficiente para desenvolver novos modelos computacionais desses objetos, agora mais realistas.

Uma das equipes foi liderada por Thomas Riley, estudante de doutorado em astrofísica computacional, e sua supervisora ​​Anna Watts, professora de astrofísica da Universidade de Amsterdã. Eles chegaram à conclusão de que o pulsar tem cerca de 1,3 vezes a massa do Sol e 25,4 km de diâmetro. Cole Miller, professor de astronomia da Universidade de Maryland, liderou a segunda equipe, e determinou que o J0030 é cerca de 1,4 vezes a massa do Sol e um pouco maior, com 26 km de largura.

De acordo com Miller, as “medidas incomparáveis” do NICER permitiram fazer “os cálculos mais precisos e confiáveis ​​do tamanho de um pulsar até o momento”. E também mostraram coisas inesperadas. Por causa da densidade do pulsar, sua gravidade distorce o espaço-tempo de tal forma que, quando voltada para nossa direção, a luz do objeto é "dobrada" e redirecionada para a nossa visão. Isso faz a estrela parecer maior do que é.

Esse efeito também faz com que os pontos quentes nunca desapareçam de vista enquanto a estrela gira. Quando as equipes de pesquisa mapearam as formas do J0030, esperavam encontrar algo parecido com as imagens que ilustram os pulsares em livros, com um ponto no hemisfério norte da estrela. Mas, em vez disso, os pesquisadores identificaram até três "pontos quentes", todos no hemisfério sul.

As equipes então fizeram simulações em supercomputadores. O time de Riley usou círculos sobrepostos de diferentes tamanhos e temperaturas para recriar os sinais de raios-X. O resultado identificou dois pontos quentes, um pequeno e circular e o outro longo e em forma de crescente. Já o grupo de Miller realizou simulações com ovais de diferentes tamanhos e temperaturas e encontraram duas configurações possíveis - uma com duas ovais que se aproximam do padrão encontrado pela equipe de Riley, e outra que adiciona um terceiro ponto mais frio, ligeiramente torto, no polo sul do pulsar.



Em teoria, os astrofísicos já previam que as localizações e formas dos pontos quentes de um pulsar podem variar, mas os estudos da superfície do J0030 são os primeiros a verificar e mapear essas variações. Os cientistas ainda estão tentando descobrir porque os pontos dessa estrela são organizados dessa maneira, mas já é algo grandioso ver que os campos magnéticos dos pulsares são mais complicados do que o modelo tradicional.

Pesquisas como essa são importantes para determinar com precisão as características físicas dos pulsares, como massa e tamanho. Com isso, os cientistas poderão finalmente descobrir o estado dos núcleos das estrelas de nêutrons e sua matéria esmagada pela imensa pressão e densidade do objeto.

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s