Pular para o conteúdo principal

Alienígenas podem nos hackear a qualquer momento, alertam astrofísicos


NOSSOS RADIOTELESCÓPIOS PODEM CAPTAR UM 'CAVALO DE TROIA' INTERESTELAR (FOTO: JOSE MARIA CUELLAR / FLICKR / CREATIVE COMMONS)

Artigo fala sobre o risco de que mensagens complexas vindas do espaço contenham códigos maliciosos

Captar um sinal de rádio vindo das estrelas, emitido por uma civilização extraterrestre avançada, já seria um choque grande o bastante para a humanidade. Carl Sagan mostrou isso muito bem em seu romanceContato.

Mas e se decifrássemos a tal mensagem e ela contivesse os seguintes dizeres: "Faremos com que seu Sol exploda em uma supernova amanhã". Como conter o pânico em massa? Deveríamos ceder às exigências de aliens chantagistas, ou torcer para que seja um blefe?

Cenários distópicos como esse são discutidos em um artigo dos astrofísicos Michael Hipke, do Observatório Sonneberg na Alemanha, e John Learned, da Universidade do Havaí. Eles conduziram um estudo teórico que considera diferentes tipos de sinais que poderíamos receber de ETs e os riscos técnicos e existenciais inerentes a cada um deles.

E concluíram: a única maneira de não correr risco nenhum seria destruir a mensagem. Os pesquisadores ponderam que, apesar de a probabilidade de sermos contatados logo de cara por uma civilização alienígena perversa ser muito baixa, ela não é nula — e precisa ser considerada.

Inclusive, se a intenção desses seres hipotéticos for aniquilar a vida humana na Terra, seria muito mais barato transmitir um "Cavalo de Troia" infectado do que mobilizar uma frota de naves de batalha.

Para decifrar mensagens extremamente complexas, muito além de uma imagem ou um texto simples, seria preciso usar computadores. E é aí que está a raiz do problema: não há como prever o conteúdo. Os códigos poderiam, por exemplo, executar uma inteligência artificial (IA) perigosa, capaz até mesmo de nos enganar ou manipular.

Uma das formas aventadas por especialistas para remediar a ameaça seria realizar os procedimentos dentro de uma "prisão", ou seja, um computador desconectado e isolado. Mas Hipke e Learned alegam que "não existe prisão perfeita", e os próprios humanos envolvidos na operação poderiam acabar cedendo a uma IA bastante persuasiva.

Os cientistas defendem, então, que a humanidade deva ser a espécie mais antissocial da galáxia, evitando a todo custo qualquer tipo de contato? Não é bem assim. Colocando na balança, eles ainda pensam que a ameaça é muito pequena comparada aos potenciais ganhos de nos juntarmos a uma rede de comunicação galáctica.

Devemos, no entanto, conhecer os riscos e nos preparar para qualquer cenário, para não tomarmos decisões aleatórias. Nesse meio-tempo, só por precaução, bem que alguém poderia começar a pensar em desenvolver um antivírus interestelar, não é mesmo?

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s