Pular para o conteúdo principal

Cientistas alertam possível “apocalipse ecológico” com a queda no número de insetos voadores



Por: Renan Lopes

Um novo estudo revela um declínio de 75% na população de insetos voadores nos últimos 25 anos e cientistas alertam que o planeta caminha para um “apocalipse ecológico” com profundos impactos na sociedade humana.

A pesquisa, publicada no Plos One, se baseia no trabalho de dezenas de entomólogos amadores que usam rigorosos padrões de coletas de insetos desde 1989. Os dados foram adquiridos de reservas naturais na Alemanha, mas seus resultados podem ser aplicáveis a qualquer região dominada pela agricultura, segundo informações do Guardian.

A queda foi revelada ao pesar o total de insetos capturados, revelando que, no período de 27 anos, houve um declínio de 76% — que foi ainda pior durante o verão, com 82%.

A pesquisa capturou ainda moscas e vespas, que são raramente estudadas, tornando este um forte indicador do declínio populacional dos insetos.

Caspar Hallmann, da Universidade Radbound, na Holanda, explica que tudo é muito preocupante, especialmente quando se atenta ao fato que todas as amostras foram coletadas em áreas de proteção ambiental, “E ainda assim este grande declínio ocorreu”, diz.

Os cientistas não sabem definir as razões que causam a diminuição no número dos insetos, mas suspeitam que a mudança climática e o constante e generalizado uso de pesticidas sejam os importantes fatores na equação. Hans de Kroon, pesquisador da Universidade Radboud, classifica a situação como alarmante. Segundo o professor Dave Goulson, da Universidade Sussex, no Reino Unido, “parece que estamos tornando inóspitos grandes pedaços de terra para diversas formas de vida”, disse. “Estamos em curso para um apocalipse ecológico. Se perdemos os insetos todo o resto entrará em colapso”.

Além dos insetos, dados climáticos detalhados também foram coletados durante os períodos, mas nem isso explica o declínio de insetos. “O clima pode até explicar as muitas flutuações dentro de uma estação climática e entre os anos, mas não explica este rápido declínio”, diz Martin Sorg, líder dos entomólogos amadores da Sociedade Entomológica da Alemanha.

Os cientistas alertam pela necessidade de estudar as descobertas em outras regiões e explorar o problema em maiores detalhes. “Precisamos fazer menos do que sabemos que causam um impacto negativo, como o uso de pesticidas e o desaparecimento de divisas naturais de fazendas”, diz De Kroon.

A importância ecológica destes insetos voadores é tremenda, e seu número total é importante. Eles polinizam flores e providenciam alimento para animais, além de controlar pestes, explica a pesquisadora que não fez parte do estudo Lynn Dicks, da Universidade de East Anglia, ao Guardian. “Se a biomassa total de insetos voadores está genuinamente caindo a este nível – cerca de 6% ao ano – é extremamente preocupante”, disse.

[Guardian]

Imagem de topo: Peter Pearson/Flickr

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s