Pular para o conteúdo principal

Quasipartícula é fotografada pela primeira vez


Esta ilustração é mais clara do que a imagem propriamente dita: Um laser vindo da parte superior esquerda acerta a ponta afiada de um semicondutor plano. Os círculos vermelhos dentro do semicondutor são as ondas associadas com as quasipartículas - elas são as próprias quasipartículas. [Imagem: Zhe Fei Group/Iowa State University]

Foto de quasipartícula

A imagem da estrutura quântica não surge na tela como um objeto como os que estamos acostumados a ver em escala macro, como uma bola, um cubo ou qualquer outro formato.

Em vez disso, o que se vê são linhas verticais brancas e escuras alternadas. Mas estas linhas dão informações suficientes para os físicos para que eles apontem o dedo e digam com segurança: estas são quasipartículas chamadas excitons-polaritons, vistas pela primeira vez.

"Estas ondas são como ondas na água. É como jogar uma pedra na superfície da água e ver as ondas. Mas estas ondas são exciton-polaritons," garante o professor Zhe Fei, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA.

Por que isso é importante? Porque essas quasipartículas são meio matéria e meio luz, e prometem nada menos do que circuitos nanofotônicos pelo menos 1 milhão de vezes mais rápidos do que os circuitos eletrônicos atuais.

Exciton e polariton

Os excitons são nanoestruturas que se formam quando a luz é absorvida por um material semicondutor. Quando os excitons se acoplam fortemente com os fótons, eles criam excitons-polaritons, que são, desta forma, essencialmente uma combinação de luz e matéria.

Esta é a imagem real da quasipartícula conforme ela se move pelo semicondutor. [Imagem: F. Hu et al. - 10.1038/nphoton.2017.65]

Como todas as quasipartículas, estas são criadas dentro de um sólido e possuem propriedades físicas, como energia e momento. Estas que serviram de modelo para a primeira fotografia já feita dessas quasipartículas foram criadas disparando um laser sobre um fino floco de disseleneto de molibdênio (MoSe2), um semicondutor em camadas que suporta os excitons.

Até recentemente, as quasipartículas só podiam ser observadas em temperaturas extremas, próximas do zero absoluto, e ainda assim usando espectrografia para registrá-las na forma de picos ou vales de ressonância em espectros ópticos. Esta é a primeira vez que elas foram flagradas no espaço real, conforme se deslocavam no interior do semicondutor.

"Nós somos os primeiros a mostrar uma imagem dessas quasipartículas, e como elas se propagam, interferem e emitem," disse Fei, acrescentando que as imagens foram geradas conforme as quasipartículas se moviam, a temperatura ambiente, ao longo de 12 micrômetros do semicondutor, uma distância gigantesca para partículas quânticas.

O pesquisador acrescenta que a expectativa é para a construção de transistores de polaritons, que permitirão explorar as características dessas partículas. Mas ainda há um caminho a percorrer antes disso: "Nós precisaremos explorar mais a física dos exciton-polaritons e como essas quasipartículas podem ser manipuladas," disse o pesquisador.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s