Pular para o conteúdo principal

Astronomia ao Meio-dia



Os cometas na astronomia da "Revolução Científica"

RESUMO:
O estudo dos cometas teve um papel de grande destaque na astronomia do período geralmente conhecido como "Revolução Científica". Notadamente entre 1577 e o fim do século XVII, podemos identificar três frentes de investigação sobre esses corpos celestes que foram muito ativas e produziram impactos profundos sobre as ciências modernas como um todo: (1) o problema da determinação de órbitas cometárias a partir de dados observacionais, que adquire grande importância a partir do emprego do método da paralaxe por Tycho Brahe ainda em 1577, e se estabiliza somente mais de um século depois, com a abordagem de Halley e Newton, na década de 1680; (2) o debate sobre a natureza celeste ou atmosférica da matéria de que seriam feitos os cometas, que envolve a questão anterior, mas também uma série de considerações filosóficas, e atinge o ponto culminante na polêmica entre Galileu e o padre Orazio Grassi, por volta de 1620; (3) a discussão astrológica a respeito da possível influência dos cometas sobre acontecimentos naturais e sociais, que atravessa toda essa época e só perde a força já na virada para o século XVIII. A partir de alguns casos selecionados, relativos a cada um desses três grandes eixos que estruturaram o estudo dos cometas no período considerado (incluindo registros e interpretações de observações cometárias nas Américas, particularmente na Bahia colonial), o seminário também buscará apontar para problemas mais gerais da história das ciências, tais como sua relação com a religião e o papel da matemática na intermediação entre teorias e observações.




Relatividade geral: O que é, para que serve

RESUMO:
Muito tem se falado ultimamente sobre relatividade geral, principalmente com a descoberta da expansão acelerada do universo (Nobel de 2011) e com a detecção de ondas gravitacionais (possível Nobel de 2017?). No entanto, pouco se fala sobre o que é a relatividade geral. Nesta palestra, pretendo apresentar informalmente os princípios da mecânica newtoniana e os "problemas" na física do século XIX que levaram ao desenvolvimento das teorias da relatividade especial e geral, assim como a nova visão do espaço e do tempo introduzida por essas teorias. Também apresentarei alguns fenômenos que desafiam nossa intuição e algumas (uma?) aplicações da teoria no nosso dia-a-dia.



FONTE: Astronomia ao Meio-dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ovnis em Iporanga (SP)

Entrada da Casa de Pedra, caverna com maior boca do Mundo, 215 metros.

Iporanga em tupi significa “Rio Bonito” e foi palco da exploração de ouro no período colonial e, posteriormente da exploração de chumbo e zinco no século passado. Na região há famosas cavernas: Formação Iporanga e Formação Votuverava. Em Iporanga, efetuaram-se diversos estudos de mapeamento geológico e pesquisa mineral, sobretudo pela CPRM - Serviço Geológico do Brasil. A seção geológica mais conhecida é o famoso perfil Apiaí-Iporanga. A cidade atrai muitos visitantes por possuir lindas cachoeiras, piscinas naturais, vales, grutas e cavernas. Iporanga é a cidade que possui o maior número de cachoeiras em todo o Brasil, nas 365 cavernas cadastradas. O turista poderá praticar esportes radicais como o rapel, canyonismo e trekking. Atrativos culturais podem ser visitados como o museu da cidade, a Igreja Matriz e as casas com o estilo colonial. Por todos estes motivos, Iporanga é considerada um dos mais importantes cent…

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

Sintomas bizarros de “ataque sônico” estariam se espalhando por diplomatas americanos pelo mundo

Por: Rhett Jones

Por mais de um ano e meio, diplomatas norte-americanos sofreram de doenças parecidas, que incluíam danos cerebrais leves e perda de audição, depois de terem alegado ouvir sons incomuns. Os incidentes começaram em Cuba, mas os relatos agora se espalharam para outros países. À medida que as autoridades ampliaram os esforços para tratar os casos potenciais, quase 200 pessoas teriam se apresentado para serem examinadas.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos teve pouco a dizer sobre os incidentes que começaram em Havana, no fim de 2016, e o vácuo de informações abriu as portas para teorias da conspiração e outras alegações não checadas. Por ora, ninguém pode dizer com certeza o que está acontecendo nesses casos, mas parece que diplomatas norte-americanos estão sendo alvos de algum tipo de ataque que tem deixado os especialistas perplexos. No começo, os oficiais acreditavam que algum “dispositivo sônico” desconhecido estivesse sendo usado contra as vítimas, mas outra…