Pular para o conteúdo principal

No fluxo contínuo do tempo não há lugar para o presente


A professora Joan Vaccaro contesta a noção geral de que há uma assimetria entre espaço e tempo. [Imagem: Griffith University]

Assimetria entre tempo e espaço

A professora Joan Vaccaro, da Universidade Griffith, na Austrália, está desafiando a noção há muito tempo aceita pela ciência de que a seta do tempo - a incessante evolução do universo do passado rumo ao futuro - é uma parte elementar da natureza.

Nesse campo, entre teorias e experimentos, há propostas para todos os gostos, desde a confirmação da seta do tempo até a demonstração de que o futuro afeta o passado. Ou você pode optar por comparar a confirmação de que o Universo não dá marcha-a-ré com a ideia de que a sequência de causa e efeito não faz sentido no reino quântico.

A professora Vaccaro não fica com a maioria, e sugere que há uma origem mais profunda e mais elementar do espaço-tempo porque há uma diferença entre os dois sentidos do tempo: para o futuro e para o passado.

"Na conexão entre tempo e espaço, o espaço é mais fácil de entender porque ele simplesmente está lá. Mas o tempo está sempre nos forçando para o futuro.

"Entender como a evolução do tempo nos aparece desta forma abre toda uma nova visão sobre a natureza fundamental do próprio tempo. E pode até nos ajudar a entender melhor ideias bizarras como viajar no tempo," contextualiza ela.

Simetria do espaço e do tempo

A pesquisadora começa descrevendo a assimetria entre tempo e espaço, no sentido de que os sistemas físicos inevitavelmente evoluem ao longo do tempo, ao passo que não existe uma relação correspondente onipresente no espaço.

É essa assimetria que se vem presumindo ser um elemento básico na natureza, sendo expressa por equações das leis de movimento e de conservação de energia que operam de forma diferente ao longo do tempo e do espaço.

No entanto, a professora Vaccaro usou um "formalismo soma sobre caminhos", ou "soma sobre as histórias", elaborado por Richard Feynman, para demonstrar a possibilidade de uma simetria entre tempo e espaço, ou seja, contestando a visão convencional da seta do tempo e da inexorável evolução do passado para o futuro.


Outros pesquisadores especulam que reverter o tempo pode criar tecnologias futurísticas. [Imagem: Frazier et al.]

"Experimentos com partículas subatômicas ao longo dos últimos 50 anos mostram que a natureza não trata as duas direções do tempo de forma igual. Em particular, partículas subatômicas chamadas mésons K e B se comportam de forma ligeiramente diferente, dependendo do sentido do tempo.

"No entanto, embora nós estejamos realmente avançando no tempo, há também sempre algum movimento para trás, uma espécie de efeito de sacudidela, e é esse movimento que eu quero medir usando estes mésons K e B," diz a física.

Evolução contínua

"Quando esse comportamento sutil é incluído em um modelo do Universo, o que vemos é o Universo mudando de ser fixo em um momento no tempo para estar continuamente evoluindo. Em outras palavras, o comportamento sutil parece ser responsável por fazer o Universo se mover no tempo," explica Vaccaro.

Em outras palavras, considerar que o futuro surge do presente implica em aceitar um presente "fixo", ao menos no momento específico chamado presente, enquanto a pesquisadora acredita que suas equações mostram que nunca há "fixidez" - só há fluxo, o fluxo que empurra o passado para o futuro, impulsionado pela "agitação" intrínseca do mundo subatômico.

Isto pode representar uma mudança radical do ponto de vista filosófico. Pode-se, por exemplo, questionar noções do tipo "Concentre-se no seu presente", substituindo-as por algo como "Siga o fluxo".

Enquanto espera pelos experimentos que possam demonstrar seu formalismo matemático, Vaccaro diz que a pesquisa fornece uma solução para a origem da dinâmica, uma questão nunca resolvida que incomoda a ciência há muito tempo.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz