Pular para o conteúdo principal

Construído buraco de minhoca que teletransporta magnetismo


A esfera é composta por uma camada de fitas supercondutoras e outra de placas ferromagnéticas, atravessadas por uma mangueira de transportar magnetismo.[Imagem: Jordi Prat-Camps et al. - 10.1038/srep12488]

Túnel de invisibilidade

Em 2007, físicos descreveram um modelo matemático que demonstrava ser possível construir uma fenda espacial eletromagnética.

Embora usassem o termo fenda espacial, ou buraco de minhoca (wormhole), em vez de um atalho pelo Universo, o que Allan Greenleaf e seus colegas idealizaram é mais parecido com um "túnel de invisibilidade", através do qual radiações eletromagnéticas poderiam transitar sem deixar qualquer pista.

Isso seria extremamente útil porque permitiria evitar interferências eletromagnéticas em virtualmente qualquer aparelho - por exemplo, em aparelhos de ressonância magnética, que interferem com outros equipamentos que poderiam ser usados para monitorar os pacientes.

Buraco de minhoca magnético

Agora, três pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, seguiram a teoria e construíram o que eles chamam de "buraco de minhoca magnético".

Eles usaram os mesmos metamateriais usados nos mantos de invisibilidade para criar um túnel através do qual as ondas eletromagnéticas podem se propagar de forma invisível, ou seja, sem serem detectadas externamente.

O buraco de minhoca magnético consiste em uma esfera de 9 centímetros de diâmetro atravessada por um tubo feito de uma folha fina de liga ferromagnética de níquel e ferro, uma versão modificada da mangueira de transportar magnetismo que a mesma equipe havia criado em 2014.

"Usando metamateriais magnéticos e metassuperfícies, o buraco de minhoca transfere o campo magnético de um ponto a outro no espaço através de um caminho que é magneticamente indetectável," escreve o trio.

"Nós demonstramos experimentalmente que o campo magnético de uma fonte em uma extremidade da fenda espacial aparece na outra extremidade na forma de um campo magnético monopolar isolado, criando a ilusão de um campo magnético se propagando através de um túnel fora do espaço 3D," acrescentam.


O efeito prático é que o campo magnético desaparece de um lado do buraco de minhoca e reaparece do outro, como se a esfera não estivesse lá. [Imagem: Jordi Prat-Camps et al. - 10.1038/srep12488]

Ressonância magnética

Embora não possa ser detectado, o campo magnético que passa pelo túnel de invisibilidade pode ser modificado por um outro campo magnético externo, mostrando que não há um teletransporte verdadeiro.

Para o teletransporte, seria necessário tornar invisível o próprio túnel de invisibilidade. Como a teoria não tem nenhuma objeção a isso, esta é uma possibilidade para futuros experimentos.

A equipe afirma que pretende testar os buracos de minhoca magnéticos na prática para permitir que diversos aparelhos de ressonância magnética trabalhem juntos sem que cada um interfira com o outro.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s