Pular para o conteúdo principal

Morre Joseph Lechleider, pioneiro da internet banda larga



Joseph Lechleider, Ph.D. em engenharia, foi o primeiro a mostrar que era possível enviar confiavelmente sinais de banda larga através de linhas telefônicas tradicionais de cobre. Ele faleceu recentemente aos 82 anos.

As pesquisas de Lechleider na década de 80 seriam essenciais para dar às empresas de telefonia a tecnologia para oferecer serviço de alta velocidade via DSL. Em 2013, Lechleider entrou no Hall da Fama dos Inventores por suas realizações.

Na década de 80, as empresas de telefonia estavam tentando descobrir como usar suas redes existentes para proporcionar experiências multimídia mais ricas. A internet ainda era bastante restrita, e as empresas de TV a cabo – que seriam potenciais concorrentes – não estavam tão presentes nos EUA.

As empresas de telefonia tinham uma vantagem, porque quase todos tinham linhas telefônicas em casa. Mas era difícil entregar, de forma confiável, muito mais do que as transmissões de voz (e experimentos de videofone) através das linhas já existentes.

Antes de Lechleider, as velocidades de upload e download eram as mesmas, fazendo o tráfego engasgar nas linhas telefônicas por causa de interferência.

O trabalho de Lechleider focava em permitir velocidades variáveis ​​- download mais rápido e upload mais lento – a fim de utilizar os fios de cobre de forma mais eficaz. A implementação de sua pesquisa ficou conhecida como a Linha Digital Assimétrica para Assinante, ou ADSL.

Do New York Times:

“Houve um ceticismo considerável”, disse Lechleider em entrevista ao Wall Street Journal em 2003. “Havia pessoas que não queriam implementar o DSL. Havia pessoas que achavam que ele não iria funcionar. Muitos deles não tinham certeza de que havia mercado para ele.”

Mas, à medida que a web adicionou mais imagens, música e vídeo, a demanda por serviços a preços acessíveis e de alta velocidade aumentou. E a tecnologia DSL oferecia às empresas de telefonia um caminho para fazer isso por anos, sem ter de realizar a alternativa cara de instalar fibra óptica até as casas.



John Cioffi é muitas vezes referido como o pai da DSL, já que ele foi o único a comercializar com sucesso a tecnologia no início de 1990. Mas talvez Lechleider seja o avô. Ou talvez o tio?

Atribuir qualquer invenção é sempre confuso, uma vez que quase sempre ela envolve o trabalho de muitas pessoas. Mas Cioffi sempre deu crédito a Lechleider, referindo-se a ele como “Tio Joe” em seu livro Understanding Digital Subscriber Line Technology.

“A ideia de Joe Lechleider foi uma solução simples e elegante para o problema”, Cioffi disse ao New York Times. “Sua contribuição foi essencial para o desenvolvimento e expansão da internet.”

Lechleider faleceu em 18 de abril em sua casa na Filadélfia (EUA); sua morte só foi recentemente confirmada para a imprensa. Ele deixa sua esposa, filho, filha, e quatro netos.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s