Pular para o conteúdo principal

Esta partícula é matéria e antimatéria ao mesmo tempo



Matéria e antimatéria não são exatamente melhores amigas: elas normalmente se cancelam quando entram em contato. Mas cientistas descobriram uma partícula que é composta de ambas.

Em 1937, o físico italiano Ettore Majorana previu a existência de partículas que são suas próprias antipartículas. Agora, uma equipe de pesquisadores liderada por Ali Yazdani, da Universidade Princeton (EUA), obteve imagens do férmion de Majorana.

Primeiro, a equipe encadeou átomos de ferro na superfície de um supercondutor de chumbo – isto é, um material que conduz eletricidade sem resistência – a uma temperatura de -272°C, um grau acima do zero absoluto.

Eles seguiram a tese do físico Alexei Kitaev que, em 2001, previu que surgiria um férmion de Majorana nas extremidades de um fio supercondutor sob condições específicas.

De fato, o processo criou uma fileira de elétrons e anti-elétrons (ou pósitrons); e na extremidade da cadeia, havia partículas com propriedades de matéria e antimatéria ao mesmo tempo. Para capturar a imagem delas, os cientistas usaram um microscópio de dois andares, que flutua em um laboratório de baixíssima vibração em Princeton. O estudo foi publicado na revista Science.

A imagem era necessária porque, em 2012, outra equipe – desta vez na Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda) – disse ter encontrado um férmion de Majorana. No entanto, as evidências eram indiretas, baseadas em uma análise de sinais elétricos que poderiam ser causados por outros fenômenos.

A nova quasipartícula pode ser bastante útil na computação quântica, onde os bits podem assumir os valores 0 e 1 ao mesmo tempo. É que, apesar de ser partícula e antipartícula ao mesmo tempo, ela é bastante estável. Como explica o PhysOrg:

Apesar de combinar qualidades que geralmente deveriam se aniquilar – de matéria e antimatéria – o férmion de Majorana é surpreendentemente estável; em vez de ser destrutivo, as propriedades em conflito tornam a partícula neutra, de modo que ela interage com o seu ambiente de forma bem fraca.

Isso estimulou os cientistas a procurar maneiras de incorporar a Majorana em materiais que poderiam fornecer uma maneira muito mais estável de codificar informações quânticas e que, portanto, poderiam ser uma nova base para a computação quântica.

Alguns cientistas alertam, no entanto, que é preciso ter um pouco de cautela antes de saírem reescrevendo livros de física. Os elétrons observados parecem ser uma mistura de antimatéria e matéria, mas alguns físicos se perguntam se este é, de fato, um novo tipo de partícula.

Mesmo se não for, esta ainda é uma descoberta interessante. Como Leo Kouwenhoven, de Delft, disse à Scientific American: “se você encontra uma nova classe de partículas, isso acrescenta um novo capítulo à física”.



FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s