Pular para o conteúdo principal

Vinho envenenado pode ter matado Alexandre, o Grande


Alexandre, o Grande, teria morrido envenenado por planta que causa vómito

Cientistas acreditam ter descoberto a toxina no vinho que levou à morte de um dos maiores líderes da história antiga

O toxicologista do National Poisons Centre e cientista da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, Dr. Leo Schep, acredita que um vinho envenenado, feito de uma planta, pode ter matado Alexandre, o Grande – que moldou um dos maiores impérios da antiguidade.

O rei macedônio, depois de ter conquistado diversos povos por onde passou, especialmente na Ásia e África, morreu jovem, aos 32 anos, no ano de 323 a.C. Alguns historiadores dizem que ele faleceu de causas naturais, outros que foi em decorrência de envenenamento em um banquete de celebração.

Para o Dr. Schep, as hipóteses de uso de arsênico e estricnina “são risíveis”, pois, desse modo, a morte teria sido rápida. Em sua pesquisa, em parceria com o expert Dr. Pat Wheatley, publicada na revista Clinical Toxicology, ele diz que o culpado mais provável foi um vinho feito de Veratrum album, conhecida como heléboro branco.

A planta de flor branca pode ser fermentada em um vinho envenenado e era bem conhecida pelos gregos como um tratamento à base de plantas para induzir o vômito. Ela também seria responsável pelos 12 dias que Alexandre levou para morrer, durante os quais ele ficou mudo e incapaz de andar.

Dr. Schep disse que o veneno provavelmente seria "muito amargo", mas poderia ter sido adoçado com vinho. Ele admitiu, contudo, que a morte de Alexandre permanecerá para sempre um mistério.

FONTE: http://revistaadega.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s