Pular para o conteúdo principal

‘Planeta de Einstein’: Novo mundo alienígena é revelado pela relatividade


Pela primeira vez, astrônomos utilizaram um método baseado na teoria da relatividade especial de Einstein para descobrir um mundo alienígena distante.

O mundo recém-descoberto – apelidado de “planeta de Einstein” pelos astrônomos que a descobriram – é o mais recente dos mais de 800 planetas conhecidos por existir além do nosso sistema solar, e o primeiro a ser encontrado através deste método.
O planeta, conhecido oficialmente como Kepler-76b, é 25% maior do que Júpiter e pesa cerca de duas vezes mais, colocando-o em uma classe conhecida como “Júpiter quente”. O mundo orbita uma estrela localizada a cerca de 2.000 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus.
Os pesquisadores aproveitaram os efeitos sutis previstos pela teoria especial da relatividade de Albert Einstein para encontrar o planeta. O primeiro é o chamado efeito “radiante”, e ocorre quando a luz da estrela-mãe ilumina seu planeta quando ele é puxado para mais próximo da Terra, o e o escurece quando o empurra para mais longe. Efeitos relativísticos formam partículas de luz, chamadas fótons, que se amontoam e se focam na direção do movimento da estrela.
“Esta é a primeira vez que este aspecto da teoria da relatividade de Einstein foi usado para descobrir um planeta,” disse o membro da equipe de pesquisa Tsevi Mazeh, da Universidade de Tel Aviv, em Israel.
Além disso, as marés gravitacionais do planeta em órbita fizeram sua estrela se esticar um pouco, ficando achatada nos polos e fazendo com que o planeta revele uma maior parte de sua superfície. Finalmente, o próprio planeta reflete uma pequena quantidade de luz estelar, o que também contribuiu para a sua descoberta.
Os pesquisadores usaram dados do telescópio espacial Kepler, da NASA, que forneceu observações extremamente detalhadas. O Kepler foi projetado para caçar planetas alienígenas usando o método de trânsito, que consiste em medir a variação de brilho em uma estrela causada pelo movimento de um planeta à sua frente em relação á Terra.
Outra popular tática usada pelos caçadores de planetas é o chamado de método de oscilação, que procura ligeiros sinais de movimento nas velocidades radiais das estrelas causados pela ação gravitacional do planeta a ser descoberto.
O método baseado na teoria de Einstein funciona melhor com mundos maiores, e atualmente é incapaz de encontrar planetas do tamanho da Terra, segundo os cientistas. Ainda assim, oferece alguns benefícios, uma vez que não necessita de medições de alta precisão da velocidade de uma estrela, nem um alinhamento perfeito entre a estrela e o planeta em relação à Terra.

FONTE: HARVARD SPACE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s