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Coletânea de casos Ovnis envolvendo aeronaves e o Controle de Tráfego Aéreo nos arredores de Belo Horizonte, Minas Gerais

ATR 42 da antiga empresa aérea Pantanal, aeronave semelhante esteve envolvida num dos casos nos arredores de Belo Horizonte.

O Controle de Tráfego Aéreo de Belo Horizonte, Minas Gerais, é um dos mais movimentados do país. São centenas de pousos e decolagens nos aeroportos da Pampulha e de Confins, também conhecido como Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Estes dois aeroportos são os dois principais do estado e estão localizados na região de Belo Horizonte.

Além dos vôos comerciais normais e militares comuns eles estão às voltas com a presença de outras aeronaves não identificadas. Vários casos são registrados todos os anos. Em 1988, um ocorreu um destes registros e envolveu vários aviões comerciais, um piloto da FAB a bordo de um tucano T-27 (do mesmo tipo utilizado pela Esquadrilha da Fumaça) e os controladores de vôo da Torre de Confins.

O episódio teve início quando os controladores detectaram, através de radar, a presença de um objeto voador sólido sobre a região da Serra da Piedade, perto do município de Caetés (MG). O registro foi confirmado por pilotos comerciais que voavam na região. Mais tarde o piloto de um avião da Nordeste Linhas Aéreas (NLA) observou e reportou a presença do estranho objeto. O avião estava vindo de Ipatinga com destino ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. O piloto de um Tucano T-27 que ouvia a comunicação entre o avião e a torre de controle informou que iria averiguar a natureza do objeto. Ao chegar no local ele relatou à torre que o objeto era um um pouco maior que um avião 747 e tinha formato discóide. Ele possuía uma câmera fotográfica e resolveu fotografar o objeto. Após documentar o objeto ele seguiu para o aeródromo militar de Lagoa Santa. Chegando no local o filme foi apreendido pelos oficiais da base que provavelmente o remeteram ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em Brasília.

Em maio de 1995, ocorreu outro evento interessante. Desta vez envolvendo um Fokker 27, da companhia Brasil Central, que avistou e reportou ao controle a presença de um OVNI abaixo de sua posição. Tinha formato discóide e estava posicionado próximo à uma lagoa. Em novembro do mesmo ano outro piloto informou estar avistando um OVNI quando preparava-se para aterrissar no Aeroporto da Pampulha. O avião, um Beechcraft 200, que havia decolado de São Paulo, reportava a presença de um imenso farol que o seguia. Ele contatou os controladores que declaravam não existir nenhum outro avião nas proximidades que justificasse a presença da luz.

Aeroporto da Pampulha

Em janeiro de 1996, vários funcionários do aeroporto da Pampulha avistaram um objeto luminoso sobrevoar a região do aeroporto por volta das 4 horas da manhã. Um outro objeto foi avistado pelos funcionários da INFRAERO. Neste mesmo mês ocorreu o famoso caso Varginha, na cidade de mesmo nome, quando pelo menos duas criaturas não identificadas foram capturadas pelo exército brasileiro.

Nos meses seguintes, várias pessoas avistaram OVNIs nos céus de Minas Gerais. Vários ligaram para a torre de controle dos aeroportos locais solicitando informações. Em 26 de fevereiro foi a vez de um comandante da VASP, que seguia para Guarulhos, relatou a presença de um objeto luminoso, de coloração azulada, à direita de sua aeronave. Tal objeto não foi captado pelos radares. No dia seguinte foi registrado mais um contato visual com OVNIs na proximidades do Aeroporto da Pampulha. O relato partiu do comandante de avião da TAM que preparava-se para aterrissar no aeroporto. Novamente neste caso o radar não detectou o objeto que estava sendo avistado a partir de um avião comercial.

Aeroporto Internacional de Confins (Tancredo Neves)

Em janeiro de 1998 ocorreu outro caso, desta vez envolvendo um avião da Total Linhas Aéreas que fazia um vôo entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro. O comandante do vôo avistou um objeto luminoso que fazia evoluções nas proximidades de sua aeronave. Ele informou ao CINDACTA I, de Brasília, a presença do objeto.

Estes casos foram tornados públicos através de um militar e publicados na Revista UFO nº 78, de Agosto de 2001. No artigo Evidências Secretas Confirmam Contatos com UFOs em Minas, são expostos alguns dos casos que ocorrem com muita freqüência no Sistema de Tráfego Aéreo Brasileiro, mas que não são divulgados ao público.

Outros casos envolvendo aeronaves comerciais e OVNIs ocorreu em Varginha, cidade que foi palco de um dos mais pesquisados e documentados casos ufológicos nacionais. Nesta cidade, o exército capturou pelo menos duas criaturas não classificadas biologicamente. Após o Caso Varginha a cidade continuou sendo palco de ocorrências ufológicos. Desta vez o epicentro foi o Aeroporto Brigadeiro Trompowsky que está dentro da aerovia W 45, que liga São Paulo a Belo Horizonte. Em diversas ocasiões OVNIs foram registrados pelos controladores de vôo, detectados por radar sobre a região e avistados a partir de aeronaves. Um exemplo é o fato ocorrido em 2 de maio de 2000, quando um objeto não identificado foi observado pairando sobre o aeroporto. Alguns dias depois, em 23 de maio, uma aeronave da PANTANAL aproximava-se para pouso. Pouco antes do horário previsto um comandante de uma aeronave da VARIG, que passava pela região, perguntou aos controladores se havia algum outro avião nas proximidades. Outras pessoas presentes no aeroporto neste horário avistaram um objeto que manobrava nas proximidades da cabeceira da pista de pouso logo após a aterrissagem do ATR-42 da PANTANAL.

Aeroporto de Varginha (MG), o local já foi palco de muitos avistamentos Ovnis.

Um outro caso semelhante ocorreu em 1984 quando um avião cargueiro da TAM preparava-se para pouso no aeroporto da cidade. O comandante solicitou à torre informações sobre a presença de outro avião a frente dele, o que foi negado pela torre de controle. Com a insistência do comandante do vôo um dos controladores de vôo saiu da torre e avistou um grande objeto luminoso nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto. O piloto do avião decidiu continuar seu trajeto de pouso entrando em rota de colisão com o objeto. Quando o avião estava bem próximo do OVNI este acelerou rapidamente até desaparecer.

Com o uso da Internet estes fatos começam a se tornar mais conhecidos. Em fóruns ufológico e aeronáuticos estes fatos vem sendo expostos com mais regularidade. Além disso, as transmissões de alguns centros de controle são divulgadas na Internet. Basta que os pesquisadores sérios e todos aqueles interessados nos registros destes casos sintonizem as estações de escuta e, munidos de programas específicos, gravem as conversações entre as torres e as aeronaves em contato visual ou radar com OVNIs.

FONTE: FENOMENUM

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