A nova nave espacial americana, a Dream Chaser, que irá abastecer a partir de 2016 a Estação Espacial Internacional e está sendo feita por uma empresa privada
Animação simula a chegada da Dream Chaser à Estação Espacial Internacional (Imagem: Sierra Nevada Coorp.)
A nave espacial que substituirá os famosos “ônibus espaciais” tem “cara” de trem-bala e um componente muito, muito novo: está sendo feita pela iniciativa privada. Veja a espetacular e muito realista animação no vídeo abaixo, em que a nave ruge, deixa a plataforma de lançamento, vai soltando elementos descartáveis e voa em direção a seu objetivo.
Esta “Caçadora de Sonhos” (tradução livre do nome em português) foi concebida em 2004 pela empresa americana de integração de sistemas e eletrônica Sierra Nevada Coorporation e será utilizada para levar e trazer até sete passageiros e carga à Estação Espacial Internacional, localizada a cerca de 400 quilômetros de altura e que se encontra em contínua construção e operação desde 1998.
O projeto conta também com dinheiro público, já que a Sierra Nevada ganhou edital da NASA, por meio do qual recebeu 212,5 milhões de dólares (446 milhões de reais) para investimento. Segundo a empresa, uma série de modelos de aeronaves anteriores à Dream Chaser, incluindo os ônibus espaciais, desativado em 2011, serviram de modelo para a engenharia do novo veículo, que deve estrear em 2016.
Ao final da animação, há um breve trecho de voo teste realizado pelo protótipo da Dream Chaser ocorrido no ano passado.
FONTE: REVISTA VEJA
Comentários
Postar um comentário