Pular para o conteúdo principal

NASA apresenta exoesqueleto derivado do Robonauta

A engenheira Shelley Rea é uma das desenvolvedoras do exoesqueleto X1.[Imagem: Robert Markowitz]

Robô de vestir

A NASA apresentou um exoesqueleto derivado do projeto Robonauta, o primeiro robô espacial, que está na Estação Espacial Internacional.

O Robonauta é um programa com vários objetivos.

Além de se tornar um robô espacial, um projeto conjunto com a GM planeja aprimorá-lo para que ele se transforme em um robô operário, capaz de usar as mesmas ferramentas que os operários humanos.

Mas o primeiro produto gerado a partir do programa Robonauta não é exatamente um robô, mas um exoesqueleto - ainda que a NASA o chame de "robô de vestir".

O X1 tem dupla função: ele pode tanto dificultar os movimentos, quanto facilitá-los.

No primeiro caso, ele será útil no espaço, permitindo que os astronautas se exercitem, já que, para se movimentar trajando o robô de vestir, eles precisarão fazer uma força similar à usada no solo.

No segundo caso, o exoesqueleto será útil aqui embaixo, podendo ajudar pacientes em reabilitação e idosos a se moverem com mais facilidade, fazendo menos força.

Exoesqueleto para astronautas

"A robótica está desempenhando um papel chave a bordo da Estação Espacial Internacional, e será crítica em nossas futuras explorações no espaço profundo," disse Michael Gazarik, diretor do programa responsável pelo Robonauta.

Por exemplo, o exoesqueleto X1 poderá dar maior mobilidade aos astronautas na superfície de outros corpos celestes.

Acoplado aos pesados trajes espaciais, ele poderá dar uma autonomia extra aos astronautas, que poderão fazer explorações mais extensas em locais de difícil acesso.

Exoesqueleto para pacientes e trabalhadores

O exoesqueleto X1 tem 10 juntas - ou graus de liberdade - sendo quatro juntas motorizadas nos quadris e joelhos, e seis juntas passivas para flexão completa das pernas e pés.

Há planos de acrescentar mais juntas ativas, para que o aparelho possa ser usado por trabalhadores, ajudando-os a carregar mais peso.

Mas, como está, ele já é ideal para pessoas com dificuldades de caminhar.

"É entusiasmante ver que uma tecnologia desenvolvida pela NASA um dia poderá ajudar pessoas com problemas sérios de mobilidade começarem a andar de novo, ou mesmo andar pela primeira vez," completou Gazarik.

O aparelho ainda está em testes, mas já foi criada uma empresa com vistas à comercialização da tecnologia. Estão envolvidos o Instituto Flórida de Cognição Humana e Robótica (IHMC), ligado à Universidade da Flórida, e a empresa Oceaneering Space Systems.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s