As distâncias entre estrelas são enormes. A distância do Sol até a Proxima Centauri é de 4,22 anos-luz que é igual a quarenta trilhões de quilômetros. Caminhar esta distância ser-lhe-ia necessário aproximadamente um bilhão de anos. Mesmo nossas sondas espaciais mais rápidas levariam aproximadamente sessenta mil anos para viajar a esta distância. Há atualmente quatro sondas espaciais que sairam do sistema solar - Pioneer 10 e 11, e Voyager 1 e 2, mas nós perderemos o contato com todas elas dentro de vinte anos, provavelmente. Este diagrama abaixo que expande para fora do sistema solar interno até o sistema Alpha Centauri, mostra apenas como é grande esta distância.
Há algum objeto entre a borda do sistema solar e da estrela mais próxima? Existem certamente muitos asteróides além da órbita de Plutão. Isto é chamado de Cinturão de Kuiper e pode conter dezenas de milhares de asteróides, que são provavelmente o restante do material do nascimento do sistema solar.
A uma distância maior de um ano-luz, suspeita-se que nós estamos cercados por uma vasta nuvem de asteróides ricos em gelo. Pode haver várias centenas de bilhões destes asteróides de gelo dispersos sobre uma área enorme. Esta nuvem é chamada de Nuvem de Oort e acredita-se que seja a fonte dos cometas. Ocasionalmente alguns destes asteróides do gelo começam a serem atraídos para o Sol e quando entram dentro do sistema solar, começa a evaporar o gelo e os asteróides transformam-se em cometas. Geralmente os cometas voam para fora do sistema solar outra vez, mas ocasionalmente são lançados em órbitas de período curto e permanescem dentro do sistema solar.
Comentários
Postar um comentário