Pular para o conteúdo principal

Programa cria "imagens científicas" de exoplanetas




Realismo científico

A equipe do astrobiólogo Abel Mendez, da Universidade de Porto Rico, está desenvolvendo um software que pode recriar imagens em 3D de outros planetas, com realismo fotográfico.

Usando dados científicos obtidos por telescópios e radiotelescópios, o programa constrói uma imagem dos chamados exoplanetas, ou planetas extrassolares, que orbitam uma estrela que não seja o Sol.

Planetas girando em torno de uma estrela compõem um sistema planetário. Apenas o nosso sistema planetário específico é conhecido como Sistema Solar.

Devido às técnicas de observação, os planetas extrassolares praticamente não podem ser vistos diretamente, embora haja pelo menos uma exceção até agora:

Astrônomos encontram planeta perdido nos dados do Hubble

Renderizador de planetas

Como há uma crescente curiosidade do público sobre o assunto, sobretudo com a descoberta dos primeiros exoplanetas potencialmente habitáveis, Mendez achou que era hora de dar uma cara realista aos sinais detectados pelos astrônomos.

O resultado é o programa SER Scientific Exoplanet Renderer, renderizador científico de exoplaneta, em tradução literal.

O programa também faz "reconstruções históricas", como no caso da imagem da Terra há 240 milhões de anos, quando todos os continentes eram unidos no supercontinente Pangeia.

Diferentemente das chamadas reconstruções artísticas, no SER tudo é feito matematicamente, utilizando dados como o tamanho, a composição química, a temperatura do planeta, e a distância do planeta à sua estrela.

Devido a isso, os cientistas afirmam que seu uso deverá ser mesmo científico, devido aos intensos recursos computacionais exigidos em cada renderização.

Imprecisões das imagens da NASA

Ao comparar as imagens geradas pelo software que criou com aqueles utilizados pela NASA para a divulgação das pesquisas, Mendez afirma que, em muitos casos, as imagens divulgadas pela agência espacial pouco condizem com a realidade.

O cientista diz, por exemplo, que a reconstrução da NASA do exoplaneta Kepler 22-b, descoberto no início deste mês, é imprecisa.

Confirmado planeta extrassolar na zona habitável
Segundo ele, foi usada uma cor correta, mas ele não acha que haja nuvens como as da imagem divulgada.

Além de planetas rochosos e com oceanos, o software também pode gerar imagens de estrelas ou gases cósmicos, além de reconstruções realistas de nuvens e efeitos climáticos.

Uma versão beta do programa está sendo testada, mas o software final será lançado no ano que vem.

FONTE: BBC BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s