Pular para o conteúdo principal

Ônibus espacial Discovery pousa nos EUA após última missão


CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) - O ônibus espacial Discovery encerrou com êxito uma viagem de 13 dias com um pouso tranquilo na Flórida nesta quarta-feira, colocando fim a uma história de 27 anos como a nave mais usada em missões pela Nasa, enquanto a agência espacial norte-americana se prepara para um futuro incerto.

Sob a liderança do comandante Steven Lindsey, o Discovery pousou às 13h57 (horário de Brasília) após missão de entrega de carga e construção na Estação Espacial Internacional.

O Discovery acumulou 365 dias em órbita em suas 39 missões. O ônibus será preparado para ser exposto no museu Smithsonian de aviação nacional e espacial nos Estados Unidos.

Os ônibus Endeavour e Atlantis terão suas missões finais em abril e junho, respectivamente, levando o detector de partículas Alpha, orçado em 2 bilhões de dólares, e produtos que irão manter a estação por um ano.

A Estação Espacial Internacional é um projeto de 100 bilhões de dólares entre 16 países e está em construção desde 1998 a 350 quilômetros da Terra.

Duas outras naves foram destruídas em acidentes. O Challenger foi destruída sobre o oceano Atlântico pouco depois de decolar em 28 de janeiro de 1986, matando sete astronautas. O Columbia se desintegrou ao reentrar na atmosfera da Terra sobre o Texas em 1o de fevereiro de 2003, matando outros sete astronautas.

Os EUA estão encerrando seu programa com ônibus espaciais após 30 anos devido aos altos custos operacionais e para abrir fundos para iniciar trabalhos em novas naves que possam viajar à Lua, asteróides e outros destinos além da órbita da Estação. O Congresso norte-americano, no entanto, ainda não alocou os recursos para os novos programas.

Durante sua missão final, o Discovery --o mais antigo ônibus espacial da Nasa em operação-- levou um depósito e laboratório e uma plataforma exterior para a realização de reparos na estação.

Levou também toneladas de produtos e equipamentos científicos, incluindo um protótipo de robô humanóide construído em parceria com a General Motors.

Os EUA dependerão agora do governo russo para enviar astronautas à estação, embora espere comprar viagens de empresas comerciais, caso alguma desenvolva tal capacidade.

Os envios de carga serão realizados por Rússia, Europa e Japão e por duas empresas norte-americanas --a Space Exploration Technologies e a Orbital Sciences Corp.

FONTE: REUTERS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s