Pular para o conteúdo principal

Nasa detecta feixes de antimatéria produzidos acima de tempestades na Terra


Cientistas da Nasa usaram o Telescópio Fermi de Raios Gama para detectar feixes de antimatéria produzidos acima de tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes. Para eles, as partículas de antimatéria foram formadas em raios gama terrestre (TGF), uma curta explosão produzida dentro das tempestades de raios e trovões e associadas ao relâmpago. Estima-se que cerca de 500 TGF acontecem diariamente em todo o mundo mas a maioria não é detectada.

— Estes sinais são a primeira evidência de que tempestades produzem feixes de antimatéria — diz Michael Briggs, membro do Monitor de Explosões do Telescópio Fermi de Raios Gama na Universidade do Alabama, em Huntsville. Ele apresentou a descoberta nesta segunda-feira, durante o encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Seattle.

— Em órbita há menos de três anos, a missão Fermi tem fornecido ferramentas para investigar o universo. Aprendemos que mistérios podem ser descobertos muito mais perto de casa — diz Ilana Harrus, cientista do programa Fermi no escritório da Nasa, em Washington.

A nave fica localizada logo acima das tempestades para observar TGFs, mas em quatro casos as tempestades aconteceram longe de Fermi. Durante uma TGF, em 14 de dezembro de 2009, Fermi estava acima do Egito mas a tempestade acontecia na Zâmbia, a 4,5 quilômetros ao sul. Como a tempestade estava abaixo do horizonte de Fermi, nenhum raio gama produzido foi detectado.

— Mesmo quando Fermi não podia ver a tempestade, estava magneticamente conectada a ela — explica Joseph Dwyer, do Instituto de Tecnologia de Melbourne, na Florida. — Os TGF produziram elétrons e pósitrons de alta velocidade, que alcançaram o campo magnético da Terra e a nave.

A presença de pósitrons mostra que muitas partículas energéticas estão sendo lançadas da atmosfera e os cientistas agora acreditam que todos os TGFs emitem feixes de elétrons e positrons.

— Os resultados do Fermi nos aproxima do entendimento de como os TGFs trabalham — diz Steven Cummer, da Duke University. — Nós ainda precisamos descobrir o que há de especial nessas tempestades e o papel exato dos relâmpagos no processo.

FONTE: NASA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s