Pular para o conteúdo principal

A Missão Kepler da NASA Descobre o Primeiro Exoplaneta Rochoso



A missão Kepler da NASA confirmou a descoberta do primeiro planeta rochoso fora do Sistema Solar, denominado Kepler-10b. Medindo 1.4 vezes o tamanho da Terra, ele é o menor planeta já descoberto fora do Sistema Solar.

A descoberta desse planeta, denominado de exoplaneta, é baseada em mais de oito meses de dados coletados pela sonda de Maio de 2009 até o início de Janeiro de 2010.

“Todas as melhores capacidades do Kepler convergiram para realizar essa primeira descoberta sólida de um planete rochoso orbitando uma estrela diferente do Sol”, disse Natalie Batalha, líder de ciência da missão Kepler no Ames Research Center da NASA em Moffet Field na Califórnia, e principal autora do artigo que descreve a descoberta aceito para publicação no The Astrophysical Journal. “A equipe do Kepler assumiu um compromisso em 2010 em encontrar assinaturas reveladoras de pequenos planetas nos dados coletados pela missão e está começando a cumprir”.

O fotômetro ultra-preciso do Kepler mediu a pequena diminuição no brilho da estrela causada quando o planeta cruzava a sua frente. O tamanho do planeta pode então ser derivado dessas diminuições periódicas no brilho. A distância entre a estrela e o planeta foi calculada medindo o tempo entre os picos sucessivos de diminuição à medida que o planeta orbita a estrela.

O Kepler é a primeira missão da NASA capaz de encontrar planetas do tamanho da Terra em uma zona habitável ou próximo dessa zona, a região de um sistema planetário onde a água líquida pode existir na superfície do planeta. Contudo, desde o planeta orbita a estrela a cada 0.84 dias, o Kepler-10b é mais de vinte vezes mais perto da estrela do que Mercúrio é perto do Sol e não está na zona habitável.

A Kepler-10 foi a primeira estrela identificada que poderia potencialmente abrigar uma pequeno planeta transiente, colocando-a no topo da lista para as observações em Terra feitas com o Observatório W.M. Keck e seu telescópio de 10 metros de diâmetro no Havaí. Os cientistas esperavam por um sinal para confirmar o Kepler10b como um planeta e não se desapontaram. O Keck foi capaz de medir as pequenas mudanças no espectro da estrela, chamado de desvio de Doppler, causado por força exercida por um planeta que orbita uma estrela.

“A descoberta do Kepler 10-b é um marco significante na pesquisa por planetas semelhantes a Terra”, disse Douglas Hudgins cientista do programa Kepler na sede da NASA em Washington. “Embora esse planeta não esteja na zona habitável, a animadora descoberta aponta na direção de um tipo de descobertas possíveis pela missão e que prometem acontecer cada vez com mais frequência”.

O conhecimento do planeta é somente tão bom quanto o conhecimento que se tem da estrela que ele orbita. Pelo fato da Kepler-10 ser uma das estrelas mais brilhantes pesquisadas pelo Kepler, os cientistas estão aptos a detectar variações de alta frequência no brilho da estrela geradas por oscilações estelares ou sismos estelares. Essa análise permite aos cientistas determinar as propriedades do Kepler-10b.

Existe um claro sinal nos dados que chegam de uma onda de luz que viaja no interior da estrela. Cientistas do Kepler Asteroseismic Science Consortium usa essa informação para entender melhor a estrela, como terremotos que permitem que possamos entender melhor o interior da Terra. Como resultado dessa análise, a Kepler-10 é uma das mais bem caracterizadas estrelas que abrigam planetas no universo.

Essa é uma boa notícia para a equipe que estuda o Kepler-10b. Propriedades estelares definidas com precisão permitem definir com precisão as propriedades do planeta. No caso do Kepler-10b, a imagem que surge é de um planeta rochoso com massa 4.6 vezes maior que a da Terra e com uma densidade média de 8.8 gramas por centímetros cúbicos, similar a de um haltere de ferro.

O Ames gerencia o desenvolvimento do sistema de Terra do Kepler, as operações da missão e a ciência de análise de dados. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, gerencia o desenvolvimento da missão Kepler. A Ball Aerospace and Technologies Corp. em Boulder no Colorado desenvolveu o sistema de voo do Kepler e dá suporte às operações da missão com o Laboratory for Atmospheric and Space Physics na University of Colorado em Boulder. O Space Telescope Science Institute em Baltimore, arquiva, e distribui os dados científicos do Kepler.

O Kepler é a décima Discovery Mission da NASA e é financiada pelo Science mission Directorate da NASA na sede da agência. Para mais informações sobre a missão Kepler, acessem: : http://www.nasa.gov/kepler . Para mais informações sobre os esforços da NASA na caça de exoplanetas acessem: http://planetquest.jpl.nasa.gov/

CLICK ABAIXO PARA VER OUTRAS IMAGENS DE CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DE KEPLER 10B:
http://cienctec.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/01/kepler20110110-full.jpg
http://cienctec.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/01/KOI-72still4-full.jpg

http://cienctec.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/01/KOI-72still2-full.jpg


VIDEO:



FONTE: NASA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s