Pular para o conteúdo principal

Pode ser que existam formas estranhas de vida dentro de estrelas


A Nebulosa Carina, que tem dentro de seus limites vários aglomerados abertos de estrelas (Imagem: Lóránd Fényes)

Por Daniele Cavalcante

Na busca por seres vivos em outros mundos, o conceito de “vida” pode ser bastante relativo. Normalmente, pesquisadores procuram planetas com características semelhantes às da Terra, pois assim aumentam as chances de se encontrar formas de vida como a conhecemos. Mas e se houver seres vivos e inteligentes em lugares que nem imaginamos? Por exemplo, em uma estrela?

Procurar por viva em mundos parecidos com o nosso não significa necessariamente que outras formas desconhecidas são desconsideradas, apenas que buscamos aquilo que é mais fácil reconhecer. Mas pode ser que haja seres inteligentes que jamais perceberemos se não considerarmos a possibilidade de suas existências.

De acordo com um estudo publicado por uma equipe de físicos da City University of New York, uma forma bizarra de vida poderia teoricamente sobreviver no centro de uma estrela. Esses seres poderiam sobreviver e se reproduzir antes de serem destruídos pelo plasma de seu mundo natal, de acordo com os pesquisadores. Claro, é apenas uma especulação, mas o trabalho tenta mostras que é possível, e isso é uma ótima contribuição para mudar os paradigmas sobre onde procurar e o que procurar.

Nessa hipótese, os cientistas sugerem que tais alienígenas estelares poderiam ser baseados não em DNA, mas sim em cordas cósmicas unidimensionais (defeitos topológicos hipotéticos que podem ter se formado no início do universo) e monopolos (partículas com apenas um polo magnético) que rapidamente formam estruturas cada vez mais complexas e se reproduzem. Assim, cada geração desenvolveria novos traços, potencialmente evoluindo para melhor se adaptar às condições, e talvez até desenvolver inteligência.

Essa espécie viveria pela sua própria perpetuação, já que cada indivíduo não duraria muito tempo — mas o suficiente para produzir novos indivíduos, proporcionando assim a manutenção dessa forma de vida na estrela. E como eles fazem isso? Absorvendo a energia da estrela. Por isso, se uma estrela escurecer mais rápido do que a previsão dos modelos computacionais, significa que pode haver uma colônia como esta. A equipe já até indicou algumas candidatas a abrigar essas curiosas criaturas, como a HD 139139, localizada a 350 anos-luz de distância, na constelação de libra.

Pode ser que não exista vida dentro de estrelas, ou que nunca as encontremos, mas a pesquisa é de grande utilidade e os cientistas planejam continuar o trabalho desenvolvendo simulações desses colares vivos em estrelas, o que pode resultar em uma melhor compreensão sobre as cordas cósmicas e monopolos. Além disso, é um ótimo exercício de imaginação na busca por vida que não seja nada parecida com os seres terrestres.

FONTE: ScienceAlert via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s