Pular para o conteúdo principal

Força de Casimir é usada para controlar e manipular objetos


Domar essa "força que emerge do nada" promete inúmeros usos tecnológicos e em experimentos científicos.
[Imagem: Jake Art]

Controlar objetos sem contato

Uma colaboração entre pesquisadores australianos e norte-americanos descobriu uma maneira de medir e tirar proveito de uma força mais conhecida por dificultar a miniaturização de aparelhos como MEMS, nanorrobôs e das mais futurísticas nanomáquinas.

Trata-se de uma nova maneira para tirar proveito da força de Casimir - ou efeito Casimir - e usá-la para manipular e controlar objetos sem contato, permitindo maior sensibilidade sem adicionar perdas.

Com a miniaturização, essa pequena força agora está atraindo interesse em campos como metrologia - a ciência da medição -, sensoriamento, robótica e vários outros.

"Se você puder medir e manipular a força de Casimir nos objetos, então ganhamos a capacidade de melhorar a sensibilidade à força e reduzir as perdas mecânicas, com o potencial para impactar fortemente a ciência e a tecnologia," disse o professor Michael Tobar, da Universidade Oeste da Austrália.

Força de Casimir

Para entender a força de Casimir, é preciso lembrar que, na realidade, não existe um vácuo que seja um vazio absoluto.

Ainda que você conseguisse tirar o último átomo de um espaço qualquer, esse espaço estaria repleto de partículas virtuais, fótons que surgem e desaparecem o tempo todo - experimentos já conseguiram capturar essa matéria surgindo do nada e, mais recentemente, descobriu-se que até mesmo o calor pode se mover pelo "vácuo".

"Essas flutuações interagem com objetos colocados no vácuo e de fato crescem em magnitude à medida que a temperatura aumenta, causando uma força mensurável surgindo do 'nada' - também conhecida como força de Casimir.

"Isso é útil porque vivemos à temperatura ambiente. Nós agora mostramos que também é possível usar a força [de Casimir] para fazer coisas legais. Mas, para isso, precisamos desenvolver uma tecnologia de precisão que nos permitiu controlar e manipular objetos com essa força," explicou o professor Tobar.


Esquema do dispositivo e seu uso.
[Imagem: J. M. Pate et al. - 10.1038/s41567-020-0975-9]

Sensor e atuador

A tecnologia consiste em uma cavidade capaz de manipular fótons de micro-ondas com precisão extrema - também conhecida como cavidade reentrante. Os fótons são manipulados conforme ricocheteiam entre a cavidade reentrante e uma fina membrana metálica.

"Devido à força de Casimir entre os objetos, a membrana metálica, que se flexiona para frente e para trás, tem suas oscilações, semelhantes às de uma mola, significativamente modificadas," explicou o professor Tobar, destacando que é possível usar os fótons para manipular as propriedades da membrana e da cavidade reentrante.

Com isto, a membrana pode ser usada tanto para "sentir" a força de Casimir, medindo-a com uma precisão inédita, como para tirar proveito dela, "focalizando" a força nos objetos que se deseja manipular.

"Isso permitiu uma melhoria de ordens de magnitudes na sensibilidade da força e na capacidade de controlar o estado mecânico da membrana," finalizou Tobar.

Bibliografia:

Artigo: Casimir spring and dilution in macroscopic cavity optomechanics
Autores: Jacob M. Pate, M. Goryachev, R. Y. Chiao, J. E. Sharping, Michael E. Tobar
Revista: Nature Physics
DOI: 10.1038/s41567-020-0975-9

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/