Pular para o conteúdo principal

Este pássaro robótico com penas artificias é incrivelmente ágil e realístico


Foto: Festo

Por Andrew Liszewski

Ao longo dos anos, a Festo, uma empresa alemã de automação com uma quedinha por robôs, projetou inúmeros autômatos inspirados na Mãe Natureza. Eles nadam, pulam e voam como seus colegas do mundo real. Isso inclui pássaros robóticos, que agora foram atualizados com penas falsas que permitem que eles voem pelo ar com a mesma capacidade de manobra e agilidade de uma ave de verdade.

Nove anos atrás, a Festo revelou uma gaivota robótica com asas que podiam se dobrar e bater como as das aves que aparecem nas praias na vida real. O pássaro robótico foi capaz de permanecer no ar simplesmente batendo as asas, sem a necessidade de uma hélice adicional ou outro mecanismo para criar impulso para a frente. Ele também podia virar para os lados, ajustando o ângulo de sua cauda. Embora fosse uma maravilha da engenharia, sua capacidade de manobra no ar era limitada.

A versão mais recente do pássaro robótico da Festo, BionicSwift, é completamente diferente. Para começar, é muito menor, pesando apenas 42 gramas mesmo carregando uma bateria que dura por cerca de sete minutos de voo. Um motor elétrico aciona o movimento de bater das asas do robô, enquanto outros dois fazem ajustes nas penas artificiais de espuma do pássaro para realizar manobras realistas durante o voo.



Como em um pássaro real, quando as asas estão se movendo para baixo, as penas sobrepostas formam uma superfície única para maximizar a quantidade de energia gerada para criar sustentação. Quando as asas estão subindo, as penas se espalham para aumentar o fluxo de ar, reduzindo a quantidade de energia necessária para esse movimento, melhorando a vida útil da bateria.

No vídeo que a Festo compartilhou no YouTube, o pássaro robô também é visto executando uma manobra de mergulho, onde graciosamente cai do céu para ganhar velocidade antes de abrir as asas e subir novamente. É assustador de tão realístico.

A Festo até conseguiu recriar a capacidade sobrenatural dos pássaros de voar por metade do mundo sem se perder durante as migrações. O robô usa uma GPS incorporado para saber onde está. Mas, com apenas sete minutos de tempo de voo, a empresa não precisa se preocupar: esta ave não vai sair voando em direção à América do Sul quando o tempo estiver frio.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s