Pular para o conteúdo principal

Oceano subterrâneo da lua Europa seria capaz de sustentar vida, reforça estudo



Por Patrícia Gnipper

Não é impossível que exista algum tipo de vida no oceano subterrâneo da lua Europa, de Júpiter. Estudos anteriores já levantavam essa possibilidade e, para desvendar esse mistério, a NASA recentemente oficializou a missão Europa Clipper, que deve ser lançada em 2023 para analisar as plumas de água que são expelidas acima da superfície por meio de rachaduras na crosta desta intrigante lua joviana. Agora, mais um estudo apoia essa ideia de que o oceano subterrâneo de Europa é capaz de sustentar a vida como a conhecemos.

Cientistas da NASA fizeram um novo modelo computacional e calcularam que as águas interiores de Europa podem ter sido formadas pela decomposição de minerais contendo água, o que teria acontecido devido às forças das marés ou à deterioração radioativa existente ali. O trabalho, contudo, ainda não foi revisado por pares e, portanto, ainda não foi publicado em um periódico científico.


Conceito imagina as plumas de água saindo por meio de gêiseres na superfície de Europa (Imagem: NASA)

O estudo foi baseado em dados coletados pela missão Galileo, que passou pelo sistema de Júpiter em 1995. Mohit Melwani Daswani, principal pesquisador do estudo, disse que ele e sua equipe conseguiram "modelar a composição e as propriedades físicas do núcleo, da camada de silicato e do oceano" de Europa. Eles então descobriram "que diferentes minerais perdem água e voláteis em diferentes profundidades e temperaturas" e então adicionaram esses voláteis que teriam se perdido do interior e descobriram que "são consistentes com a massa prevista do oceano atual, o que significa que provavelmente estão presentes no oceano".

A equipe também concluiu que tal oceano teria sido levemente ácido, rico em concentrações de dióxido de carbono, cálcio e sulfato. Contudo, as simulações, aliadas a dados do telescópio espacial Hubble, mostraram cloreto na superfície de Europa, sugerindo "que a água provavelmente se tornou rica em cloreto". Isso significa que sua composição pode ter se tornado mais parecida com os oceanos da Terra; portanto, capaz de sustentar algum tipo de vida.

Daswani ainda acrescentou que Europa, hoje, é um dos objetos do Sistema Solar com maiores chances de abrigar vida além da Terra em nosso quintal espacial. Por isso, se mostra empolgado com a missão Europa Clipper, com seu trabalho possivelmente servindo como preparativo para as análises que acontecerão no futuro. Além disso, o cientista também entende que seus modelos podem ser aplicados para analisar a potencial habitabilidade de outras luas do Sistema Solar, como Ganimedes, outra lua de Júpiter, além de Titã, lua de Saturno — esta que também receberá uma sonda da NASA com a missão Dragonfly, que deve ser lançada em 2026.

FONTE: Phys.org via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s