Pular para o conteúdo principal

Buracos negros podem ser hologramas, propõem físicos


E se os buracos negros puderem ser explicados sem necessidade da força da gravidade?
[Imagem: Gerd Altmann/PIxabay]

Definições conflitantes

Como são realmente os buracos negros?

Esféricos, lisos e simples, de acordo com a Teoria da Relatividade, ou extremamente complexos e cheios de informações, como dizia Stephen Hawking, de acordo com a Física Quântica?

Não existe uma resposta única sobre como descrever esses objetos cósmicos misteriosos - não é demais lembrar que mesmo Hawking chegou a afirmar que buracos negros não existem, ao menos não como eles estão no imaginário popular.

Sem respostas definitivas, as pesquisas continuam, e agora uma dupla de físicos italianos propôs uma solução surpreendente para o dilema entre a versão quântica e a versão relativística: Para os dois, os buracos negros apenas parecem ser tridimensionais, assim como os hologramas.

Buracos negros são hologramas?

Para estudar os buracos negros, Francesco Benini e Paolo Milan, do laboratório SISSA, usaram uma ideia que vem ocupando a mente dos físicos há quase 30 anos, mas ainda surpreendente para muitos, o chamado "Princípio Holográfico", a ideia de que nosso Universo pode ser um holograma.

"Esse princípio revolucionário e um tanto contra-intuitivo propõe que o comportamento da gravidade em uma determinada região do espaço possa ser alternativamente descrito em termos de um sistema diferente, que existe apenas ao longo da borda daquela região e, portanto, em uma dimensão a menos.

"E, mais importante, nesta descrição alternativa (chamada holográfica), a gravidade não aparece explicitamente. Em outras palavras, o princípio holográfico nos permite descrever a gravidade usando uma linguagem que não contém gravidade, evitando assim o atrito com a mecânica quântica," escreve a dupla.

O que Benini e Milan fizeram foi "aplicar a teoria do princípio holográfico aos buracos negros. Desta forma, suas misteriosas propriedades termodinâmicas se tornaram mais compreensíveis: Concentrando-se em prever que esses corpos tenham uma grande entropia e observá-los em termos de mecânica quântica, você pode descrevê-los como um holograma: eles têm duas dimensões, nas quais a gravidade desaparece, mas reproduzem um objeto em três dimensões".


Este é o Holômetro, um aparelho construído para tentar provar que o Universo é um holograma.
[Imagem: Fermilab]

Buraco negro sem gravidade?

Pode parece estranho retirar a gravidade da explicação dos buracos negros, justamente a força que tem sido a grande estrela das descrições tradicionais dos buracos negros até hoje - "sua gravidade é tão forte que nada escapa dele, nem mesmo a luz", lembra-se?

Mas a matemática funcionou, e a equipe está até mesmo pensando em testar sua teoria, o que eles esperam fazer envolvendo as ondas gravitacionais e as gigantescas fusões que originam aquelas que conseguimos detectar.

"Num futuro próximo, poderemos testar nossas previsões teóricas sobre a gravidade quântica, como as feitas neste estudo, por meio de observações. E isso, do ponto de vista científico, seria algo absolutamente excepcional," conclui a dupla.

Bibliografia:

Artigo: Black Holes in 4D N=4 Super-Yang-Mills Field Theory
Autores: Francesco Benini, Paolo Milan
Revista: Physical Review X
Vol.: 10, 021037
DOI: 10.1103/PhysRevX.10.021037

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s