Pular para o conteúdo principal

WFIRST: NASA consegue aprovação para desenvolver novo telescópio espacial



Por Daniele Cavalcante

A NASA anunciou a aprovação de uma de suas próximas missões. O observatório espacial WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope), que estava sob ameaça constante de ser cancelado por falta de apoio no Governo, recebeu permissão para a próxima fase de desenvolvimento.

Foi um longo caminho cheio de desafios para o WFIRST. Propostas de orçamento para o ano fiscal de 2019 e 2020 já excluíam o projeto das planilhas, em parte por causa dos atrasos de outro grande telescópio espacial, o James Webb (que seria lançado em março de 2021, mas a data deve ser adiada mais uma vez). Uma proposta de orçamento da Casa Branca para a NASA previa um aumento de 12% para o ano fiscal de 2021, mas o valor deveria ser aplicado em projetos focados nas missões que levarão novos astronautas à Lua em 2024 e na exploração de Marte na década de 2030. Isso deixaria uma série de programas na gaveta, incluindo o WFIRST.

No entanto, apesar de tudo, a agência espacial anunciou que o projeto passou por uma revisão conhecida como Key Decision Point C. Isso significa que os planos de desenvolvimento da missão foram aprovados e agora o WFIRST passará para a fase de produção e testes de hardware.


(Imagem: NASA/Goddard Space Flight Center)

Esse também é o ponto em que a NASA estabelece um compromisso de custo e cronograma para a missão. De acordo com a agência, o WFIRST custará US$ 3,2 bilhões até o momento do lançamento, um limite de custo que já havia sido estabelecido. Considerando os cinco anos de operações científicas e outras demonstrações de tecnologia, o custo aumenta para US$ 3,934 bilhões.

Os cientistas lutaram bastante para manter o WFIRST como um projeto em andamento, argumentando a posição dele como a maior missão de astrofísica no ranking de uma pesquisa que acontece a cada dez anos. Além disso, citam a capacidade do WFIRST de realizar pesquisas sobre diversos temas, que vão da energia escura até os exoplanetas. Ele dará a mais profunda imagem do universo desde o Hubble, ampliando ainda mais a busca por vida fora da Terra e o estudo sobre a energia escura — a força invisível e misteriosa que pode estar por trás da crescente expansão do universo.

De acordo com um estudo recente, esse "brinquedinho" será capaz de encontrar até 1.400 novos exoplanetas. Podemos imaginá-lo como uma frota de 100 telescópios espaciais Hubble a um milhão de quilômetros da Terra, explorando o universo em alta velocidade — essa comparação diz respeito à capacidade e velocidade de vasculhar o céu, e não ao tamanho do telescópio.


Esta imagem simulada de uma parte da galáxia de Andrômeda destaca a alta resolução e o amplo campo de visão que o WFIRST terá em suas observações. Ela abrange mais de 50 milhões de estrelas individuais e cobre uma faixa de aproximadamente 34.000 anos-luz (Imagem: NASA/STScI/B.F. Williams)

Só para se ter uma ideia, o WFIRST poderá capturar, em uma única foto, o equivalente a 100 imagens de alta resolução do Hubble. Ele também será capaz de cobrir grandes áreas do céu mil vezes mais rapidamente. Elisa Quintana, vice-cientista de projetos do WFIRST, espera que ele possa, finalmente, nos responder perguntas como: “Quão comuns são planetas como os do nosso sistema solar? Como as galáxias se formam, evoluem e interagem? Como - e por que - a taxa de expansão do universo mudou ao longo do tempo?”

Ainda não há data definida para seu lançamento, mas Felicia Chou, porta-voz da NASA, disse que a revisão do Key Decision Point C aponta que o WFIRST estaria pronto para ir ao espaço "até 2026".

FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s