Pular para o conteúdo principal

Inédito: neurônios artificiais e cerebrais se comunicam pela internet



Por Fidel Forato

Se você ainda se lembra do som da internet discada ao se conectar, está na hora de reprogramar seu cérebro. Isso porque pesquisadores já investigam e até mesmo desenvolvem a próxima era do sistema global de redes de computadores. É a Internet da Neuroeletrônica, onde neurônios humanos estarão conectados e trabalhando ao lado de neurônios artificias, a partir dos nanoeletrônicos, em uma fusão inédita entre homem e máquina.

Afinal, as funções cerebrais só são possíveis através de circuitos de neurônios, que estão conectados entre si por ligações microscópicas, mas altamente complexas, chamadas sinapses. Ainda, hoje, as sinapses nervosas são, em alguns pontos, misteriosas para a ciência. No entanto, em estudo publicado pela revista científica Nature Scientific Reports, cientistas criaram uma rede neural híbrida em que neurônios biológicos e artificiais, em diferentes partes do mundo, foram capazes de se comunicar pela Internet.

Através de um hub, construído a partir sinapses artificiais e nanotecnologia de ponta, foi a primeira vez que três importantes tecnologias emergentes trabalharam juntas: interfaces cérebro-computador, redes neurais artificiais e tecnologias avançadas de memória — também conhecidas como memristores.


Colaboração entre cientistas europeus permite a primeira conexão entre neurônios biológicos e artificiais pala internet (Foto: Reprodução/ Brain Tech)

Para o estudo, pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, cultivaram neurônios de camundongos em seu laboratório, enquanto parceiros da Universidade de Zurique e da ETH Zurique, ambos espaços na Suíça, criaram neurônios artificiais em microchips de silício.

Nesse processo, um laboratório virtual foi formado através de uma configuração elaborada de controle de sinapses nanoeletrônicas desenvolvida, por sua vez, na Universidade de Southampton, na Inglaterra.

Entenda a conexão

Os pesquisadores ingleses capturaram os sinais enviados pela internet a partir de neurônios biológicos, na Itália, e depois os distribuíram pela rede neural. As respostas dessa "conversa" foram enviadas aos neurônios artificiais de Zurique. Esse processo também funcionou, simultaneamente, em sentido inverso, ou seja, de Zurique até Pádua.

Assim, neurônios artificiais e biológicos foram capazes de se comunicar bidirecionalmente e em tempo real pela primeira vez. Mesmo que seja um processo, por enquanto, simples, é uma descoberta e tanto para a ciência.


A partir de conexões entre Itália, Suíça e Inglaterra, neurônios se comunicam pela internet (Foto: Reprodução/ Nature)

Themis Prodromakis, professor de nanotecnologia e diretor do Centro de Fronteiras Eletrônicas da Universidade de Southampton, disse que "um dos maiores desafios na realização de pesquisas desse tipo e nesse nível tem sido a integração de tecnologias de ponta distintas e conhecimentos especializados que não são, normalmente, encontrados no mesmo espaço. Ao criar um laboratório virtual, conseguimos isso."

Futuro: a internet da neuroeletrônica

Após a conexão pioneira, os pesquisadores acreditam que esse feito deve despertar o interesse de outras áreas, acelerando o ritmo da inovação e do avanço científico no campo da pesquisa de interfaces neurais. Dessa maneira, essa nova descoberta também abre caminhos para novos desenvolvimentos significativos na pesquisa de inteligência neural e artificial.


Neurônio artificial é desenvolvido em Zurique e se comunica com neurônio biológico na Itália (Foto: Reprodução/ Nature)

Além disso, essa capacidade em conectar diferentes tecnologias (e conhecimentos) espalhadas pelo mundo, de modo colaborativo e eficiente, é um passo em direção à democratização da tecnologia, que desmistifica o preconceito em parcerias acadêmicas.

De acordo com o professor Prodromakis, "estamos muito empolgados com esse novo desenvolvimento. Por um lado, ele define as bases para um novo cenário que nunca foi encontrado durante a evolução natural, em que neurônios biológicos e artificiais são ligados e se comunicam através de redes globais, lançando as bases para Internet da Neuroeletrônica."

Prodromakis ainda destaca que a descoberta “abre o caminho para pesquisas sobre a substituição de partes disfuncionais do cérebro por chips de Inteligência Artificial”, ou seja, pode ser um caminho para a virada ciborgue da humanidade, onde sinais biológicos e digitais poderão ser igualmente lidos.

FONTE: Eureka Alert via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s