Pular para o conteúdo principal

Geoneutrinos confirmam radioatividade como fonte de calor no interior da Terra


O diagrama mostra geoneutrinos do interior da Terra medidos pelo detector Borexino, resultando nos espectros finais de energia: O eixo x mostra a carga (número de fotoelétrons) do sinal, que é uma medida da energia depositada no detector, e o eixo y mostra o número de eventos medidos.
[Imagem: Borexino Collaboration]

Radioatividade no interior da Terra

O superdetector de neutrinos Borexino, localizado 1.400 metros abaixo da superfície da Terra, confirmou conclusões anteriores de um detector japonês de que metade do calor da Terra vem do decaimento radioativo de elementos como o urânio e o tório.

A equipe, sediada no Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália, divulgou seus resultados acumulados, que confirmaram a detecção de 53 geoneutrinos, quase o dobro da análise anterior. Com isto, a incerteza sobre as conclusões caíram de 27% para 18%.

Extrapolando os dados - da área do detector Borexino para a Terra inteira -, os físicos calculam que, a cada segundo, cerca de um milhão de neutrinos passam em cada centímetro quadrado da superfície do nosso planeta. Ou seja, embora invisíveis a olho e nu e à maioria dos instrumentos, a terra também "brilha" em geoneutrinos, que são produzidos em processos de decaimento radioativo no interior da Terra.

"Os geoneutrinos são os únicos vestígios diretos dos decaimentos radioativos que ocorrem no interior da Terra e que produzem uma parcela ainda desconhecida da energia que impulsiona toda a dinâmica do nosso planeta," explicou Livia Ludhova, uma das coordenadoras do Borexino.

Origem do calor da Terra

O intenso campo magnético, a atividade vulcânica incessante, o movimento das placas tectônicas e a convecção do manto - as condições no interior da Terra são, sob muitos aspectos, únicas em todo o Sistema Solar.

Por isso, os cientistas discutem a questão de onde vem o calor interno da Terra há mais de 200 anos.

"A hipótese de que não haveria mais nenhuma radioatividade em profundidade no manto agora pode ser excluída com um nível de confiança de 99% pela primeira vez. Isso torna possível estabelecer limites mais baixos para a abundância de urânio e tório no manto da Terra," disse Ludhova.

Esses valores são de interesse para vários cálculos envolvendo a modelagem da Terra, já que não temos ainda acesso às suas profundezas.

Por exemplo, é altamente provável (85%) que os processos de decaimento radioativo no interior da Terra gerem mais da metade do calor interno do planeta (47.000 GW). Com isso, acredita-se que a outra metade ainda seja amplamente derivada da formação original da Terra. Os processos radioativos, portanto, fornecem uma porção não negligenciável da energia que alimenta vulcões, terremotos e o próprio campo magnético da Terra.

Bibliografia:

Artigo: Comprehensive geoneutrino analysis with Borexino
Autores: M. Agostini et al. (Borexino Collaboration)
Revista: Physical Review D
Vol.: 101, 012009
DOI: 10.1103/PhysRevD.101.012009

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s