Pular para o conteúdo principal

Pele artificial magnética garante que a força esteja com você


"Qualquer um pode iniciar seu próprio projeto de pele artificial após alguns minutos de treinamento, se tiver as ferramentas e os materiais."
[Imagem: 2019 KAUST]

Pele artificial magnética

Que tal liberar seus poderes Jedi adormecidos e usar "a força" para abrir portas automáticas, acender luzes ou controlar qualquer outro aparelho?

Uma nova pele artificial magnética permite isso e ainda lhe dando um ar de superpoderes: Ela permite controlar remotamente portas e aparelhos com um movimento da mão ou mesmo com um piscar de olhos.

Flexível, leve e magnetizada, a pele foi projetada para ser usada como uma peça do vestuário - como uma parte do tecido ou como uma luva, por exemplo -, o que a torna útil em uma variedade de aplicações, tudo sem a necessidade de uma conexão com fios a outros dispositivos.

"As peles eletrônicas artificiais normalmente dependem de uma fonte de alimentação, de armazenamento de dados ou de uma rede de comunicação. Isso envolve baterias, fios, chips e antenas eletrônicas e torna as peles inconvenientes de usar. Nossa pele magnética não requer nada disso. É a primeira do seu tipo," disse Jurgen Kosel, da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, na Arábia Saudita.

A pele artificial magnética é feita usando uma matriz polimérica biocompatível e ultraflexível, preenchida com micropartículas magnetizadas.

"Qualquer um pode iniciar seu próprio projeto de pele artificial após alguns minutos de treinamento, se tiver as ferramentas e os materiais. O processo de fabricação é barato e simples. Ela pode ser personalizada em qualquer formato e cor, tornando-a imperceptível ou até elegante," contou o pesquisador Abdullah Almansouri.


O material pode ser personalizado em qualquer formato e cor.
[Imagem: 2019 KAUST]

Usos e aplicações

A equipe testou seus protótipos para rastrear os movimentos dos olhos anexando-a a uma pálpebra e usando um sensor magnético de vários eixos. O movimento dos olhos alterou o campo magnético detectado pelo sensor quando a pálpebra era aberta e fechada.

Esse sensor, sugere a equipe, pode ser incorporado em armações de óculos ou máscaras de dormir ou aplicado como uma tatuagem eletrônica na testa. Os usos incluem interfaces humano-computador para pessoas com paralisia ou para jogos; para analisar padrões de sono; ou para monitorar condições oculares, como pálpebras caídas ou estado de alerta dos motoristas.

A equipe também anexou a pele artificial à ponta de uma luva de látex e colocou um sensor dentro de um interruptor de luz. Quando a pele magnética se aproxima do sensor - a uma distância que pode ser configurada - a luz liga ou desliga. Esta aplicação pode ser especialmente relevante em laboratórios e práticas médicas, onde é importante evitar o contato com superfícies devido a riscos de contaminação.

A equipe já está trabalhando em outras aplicações, incluindo uma cadeira de rodas controlada por gestos, uma interface humano-computador sem contato e para localização não invasiva de dispositivos biomédicos.

Bibliografia:

Artigo: An Imperceptible Magnetic Skin
Autores: Abdullah S. Almansouri, Nouf A. Alsharif, Mohammed A. Khan, Liam Swanepoel, Altynay Kaidarova, Khaled N. Salama, Jurgen Kosel
Revista: Advanced Materials Technologies
DOI: 10.1002/admt.201900493

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s