Pular para o conteúdo principal

“Zona industrial” do Egito antigo é encontrada em Luxor


O local da escavação no Vale dos Macacos. Imagem: Ministério de Antiguidades do Egito

Por George Dvorsky

O Ministério de Antiguidades do Egito anunciou novas descobertas arqueológicas em Luxor, destacada por uma notável “zona industrial” na qual trabalhadores fabricavam itens para tumbas da realeza.

O arqueólogo egípcio Zahi Hawass, que chefiou as escavações, fez o anúncio na semana passada em uma coletiva de imprensa em Luxor, conforma a reportagem do Ahram Online. Khaled El-Enan, ministro das antiguidades do Egito, juntamente com Mostafa Wazir, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, participaram da conversa.


Uma parte do local em East Valley. Imagem: Ministério de Antiguidades do Egito

As descobertas foram feitas no Vale Ocidental, comumente conhecido como Vale dos Macacos, e no Vale Oriental, também conhecido como o Vale dos Reis – o local onde o Rei Tutancâmon foi sepultado.

As escavações no Vale Ocidental, que começaram em 2017, revelaram uma zona industrial egípcia antiga na qual os ornamentos funerários eram produzidos em grande escala. É a primeiro vez que algo desse tipo é encontrado na área.

“Cada oficina tinha um propósito diferente”, disse Hawass à CNN. “Algumas eram usadas para fazer cerâmica, outras para produzir artefatos de ouro e outras ainda para fabricar móveis”.


Um fragmento de calcário descoberto num novo local de escavação no Vale dos Macacos. Imagem: AP

Dentro dessa região, os arqueólogos descobriram 30 oficinas, que consistiram de casas usadas para o armazenamento e a limpeza de móveis funerários destinados aos túmulos da realeza, disse Hawass, que acrescentou que a cerâmica encontrada no local remonta à Dinastia 18.

A 18ª Dinastia – de cerca de 1549 a.C. a 1292 a.C. – marcou o período em que o Egito emergiu como uma potência mundial.

Dentro desta área, os arqueólogos também descobriram um forno usado para queimar argila e metal e um “tanque” – ou, mais precisamente, um poço – que antes tinha água potável para os trabalhadores, de acordo com uma declaração do Ministério de Antiguidades do Egito publicada em sua página no Facebook. Assim, a descoberta poderia lançar luz sobre as condições de trabalho na época.


Esse buraco provavelmente armazenava água potável para os antigos trabalhadores egípcios. Imagem: Ministério de Antiguidades do Egito

Outros itens recentemente descobertos incluíram um anel de escaravelho, centenas de miçangas de entalhes (incluindo miçangas decoradas com as asas do deus egípcio Horus), e folhas de ouro usada para adornar caixões da realeza.

As escavações estão em curso no Vale Ocidental em uma ambiciosa tentativa de descobrir o túmulo da rainha Nefertiti e sua filha, a rainha Ankhesenamun – a esposa do rei Tutancâmon. A equipe também espera descobrir os túmulos de três faraós importantes: Rei Amenhotep I, Rei Tutmés II e Ramsés VIII, segundo a reportagem da CNN.


Diversos artefatos encontrados em Luxor. Imagem: Ministério de Antiguidades do Egito

No Vale Oriental, a equipe de Hawass encontrou um túmulo, designado como KV 65, que continha ainda alguns dos instrumentos utilizados para a sua construção. As escavações no Vale dos Reis foram descritas como sendo as maiores desde a época de Howard Carter, o famoso descobridor do túmulo do Rei Tutancâmon.

As escavações atuais estão acontecendo perto dos túmulos de Ramsés VII, Hatshepsut, e Ramsés III, de acordo com a Ahram Online.

As escavações no Vale Oriental perto do túmulo do Rei Tutancâmon resultaram na descoberta de outros artefatos, incluindo 42 pequenas cabanas usadas para armazenar ferramentas, segundo o Ministério das Antiguidades.

Os arqueólogos também encontraram algumas pinturas hieroglíficas, fragmentos de túmulos esculpidos, e anéis do período Ramesside, que iniciou a Dinastia 19 (1292 aC a 1189 aC).

É irreal como, depois de tantos anos de escavação, os arqueólogos egípcios ainda são capazes de descobrir novos túmulos, estruturas e artefatos. É uma prova da enorme pegada cultural deixada pelos antigos egípcios.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s