Pular para o conteúdo principal

O mundo oculto do teletransporte


Entenda o fenômeno que impulsiona experimentos com teletransporte, e que pode ser a via para a criação de computadores quânticos.

Por Salvador Nogueira

Uma das coisas mais intrigantes da mecânica quântica é que ela sugere que partículas podem se manter em contato, de algum modo, mesmo estando a um universo de distância. E o pior: esse contato se dá instantaneamente.

Foi o que Albert Einstein chamou jocosamente de “fantasmagórica ação a distância”. Sua intenção, ao falar isso, era descredenciar o que a teoria descrevia, sugerir que não passava de uma fantasia. Pois não só não era fantasia como hoje os físicos usam o fenômeno corriqueiramente no laboratório para realizar teletransporte.

Calma, não é nada como colocar o capitão Kirk numa plataforma e fazê-lo desaparecer para se rematerializar na superfície de um planeta distante. O que se desloca, no teletransporte quântico, é a informação.

A primeira demonstração, engenhosamente planejada pelo suíço Anton Zeilinger, na Universidade Innsbruck, foi feita em 1997. Eles usaram fótons – partículas de luz – e conseguiram transportar o estado quântico de uma para outra. Na prática, é como se a segunda se transformasse na primeira.

AVANÇOS E FREIOS

Desde então, temos visto avanços notáveis do uso da fantasmagórica ação a distância. De fótons individuais, os cientistas passaram a feixes de luz, e dali para átomos individuais. Em 2009, cientistas americanos teletransportaram um átomo de itérbio (com nada menos que 70 prótons em seu núcleo) a uma distância de um metro.

Contudo, os cientistas sempre reforçam a ideia de que transportar pessoas será quase impossível, mesmo no futuro longínquo. Isso porque o teletransporte quântico exige antes que se crie esse “vínculo” entre as partículas que serão transportadas e as que receberão o “transplante” de estado quântico.

Mesmo que seja possível fazer isso com todos os zilhões de partículas que compõem um corpo humano, ainda teríamos de realizar o transporte antes que essas partículas interajam umas com as outras – pois a interação desfaz o chamado entrelaçamento quântico.

“Essa correlação quântica é muito frágil. É por isso que pessoas e outros objetos macroscópios agem de forma clássica, e não como na mecânica quântica”, afirma Lawrence Krauss, físico da Universidade Estadual do Arizona.

Supondo que fosse possível, ainda seria preciso enfrentar uma questão prática: a pessoa teletransportada seria a mesma que foi desmaterializada, ou apenas uma cópia idêntica que só pensa que é a original? Como meio de transporte, não anima muito, não.

PARA COMPUTAR

Então, se não serve para transportar pessoas e objetos, para que servem esses experimentos, além de perturbar Einstein no além-túmulo? Os cientistas apostam que tecnologias como essa formarão a base de computadores quânticos, que usarão as propriedades da física das partículas para realizar cálculos impossíveis por vias convencionais.

Por exemplo, se usamos a interação de partículas para fazer cálculos, podemos explorar sua sobreposição de estados (mencionada na página 41) para conduzir diversas operações matemáticas ao mesmo tempo – algo que um computador comum não poderia fazer nem em 1 milhão de anos.

Também existe a possibilidade de usar teletransporte quântico para criar um sistema de criptografia inviolável. A informação que é teletransportada viaja sabe-se lá por onde (justamente o que incomodava Einstein) ou como, mas chega a seu destino, sem dar chance de interceptação. Nesses tempos de vigilância internética total, está longe de ser uma má ideia.



FONTE: super.abril.com.br/Canal Nerdologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s