Pular para o conteúdo principal

Cientistas adicionaram duas letras ao código do DNA; o que isso significa?



Por: Ryan F. Mandelbaum

Se você não faltou nas aulas de ciência, deve saber que o DNA é o manual de instruções do corpo. Mas sua linguagem é escrita em apenas quatro letras: A, T, C e G. Aqueles que prestaram mais atenção vão lembrar que o RNA, a fotocópia das instruções que as células realmente usam, substitui os Ts pela letra U.

Voltando a 2014, cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, disseram que tinham projetado uma bactéria cujo DNA utilizava dois novos pares de letras, que foram apelidadas de X e Y. Esse mesmo time informa agora que eles chegaram a uma bactéria que realmente utiliza as novas letras. As possibilidades biológicas, como resultado, agora parecem infinitas.

“O organismo semissintético resultante tanto codifica como recupera as informações adicionais”, relatam os autores nesta semana na revista Nature, “e devem servir como uma plataforma para a criação de novas formas de vida e funções”, como novos tipos de bactérias com propósitos específicos (limpar o ambiente, armazenar gifs… Vai saber), por exemplo.

As cinco letras iniciais na verdade representam dois pares de moléculas. G, ou guanina, sempre forma par com C, ou citosina. A, ou adenina, faz par com T, ou timina, no DNA. Mas na cópia do DNA que o corpo utiliza, o RNA, o T faz par com U, ou uracilo. O DNA duplica a hélice quase como um tipo de zíper no qual os dentes são compostos por “nucleobases”.

Essas bases codificam os aminoácidos, que são os elementos constitutivos das proteínas. O RNA copia o DNA e então vai em direção ao ribossomo, o trabalhador que realmente utiliza as instruções para construir uma proteína para esses aminoácidos.

Os pesquisadores já tinham projetado uma bactéria E. coli que poderia incorporar um novo par, d5SICSTP e dNaMTP ou X e Y. Mas o novo artigo na Nature relata que a E. coli está fabricando proteínas fluorescentes especiais que adicionam novos aminoácidos, baseadas nas simples instruções contendo as duas novas letras.

Mas não chegamos ao ponto onde as cinco letras existentes (agora sete) se tornaram uma série totalmente nova. Os pesquisadores apenas introduziram duas novas letras e as testaram em dois códons, ou três frases que geralmente codificam para um único aminoácido. É como adicionar duas novas letras ao alfabeto, mas utilizá-las para apenas duas novas palavras.

Ainda assim, o céu é o limite se o artigo for levado ao pé da letra. “Portanto, o organismo semissintético relatado provavelmente será o primeiro de uma nova forma de vida semissintética capaz de acessar uma ampla gama de formas e funções não disponíveis para os organismos naturais.”

Talvez.

[Nature]

Imagem do topo: Vincent P/Flickr

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s