Pular para o conteúdo principal

Que tal aprendermos mais sobre o universo!? Dez palestras sobre os mais variados temas da Astronomia


Desenho intitulado "Fulgurante" de autoria de Viviane dos Santos Freire participante do I Concurso de Desenhos Astronomia em Mãos (Site concursoastronomiaemmaos.weebly.com)

Astronomia ao meio-dia de 26/10/2017

TITULO
Financiamento à pesquisa no Brasil e em São Paulo

RESUMO
O Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), irá apresentar uma palestra sobre o funcionamento do financiamento à pesquisa no Brasil e no Estado de São Paulo. Essa palestra está inserida no contexto do ciclo "Astronomia ao meio dia", que trata de tópicos relacionados à Astronomia com uma abordagem acessível aos estudantes de início de graduação.




Astronomia ao meio-dia de 28/09/2017

TITULO
Procurando por galáxias elípticas com formação estelar: o papel do ambiente

RESUMO
Inicialmente, acreditava-se que as galáxias elípticas (ETG) estavam mortas, mas estudos das últimas décadas indicaram que algumas dessas ETGs mostram sinais de formação estelar. De onde vem essa formação estelar (SF)? Riguccini et al. (2015) revelaram uma população de galáxias em transição: ETGs formadoras de estrelas no aglomerado de Coma com uma relação L24μm / LK maior. Eles mostraram que 70% dessas ETGs formadoras de estrelas estão localizadas na parte sudoeste do aglomerado, onde uma subestrutura está caindo no aglomerado principal. Para aplicarmos esta seleção no IR médio / IR próximo a uma ampla amostra de ETGs, já verificamos a validade de usar as bandas do mapeamento WISE em vez da razão entre bandas Spitzer-24μm / 2MASS_K. Nós descobrimos que o uso de WISE 22μm / 3.4μm é uma ferramenta confiável para selecionar ETGs formadoras de estrelas. Pretendemos compreender o que aconteceu nessas ETGs para terem uma nova explosão de formação estelar e construir grandes amostras desses objetos. Nosso objetivo é descobrir ETGs formadoras de estrelas em outros aglomerados e explorar o efeito do ambiente em sua atividade de SF usando os aglomerados mais populosos no Universo local e expandi-lo para grandes mapeamentos como o S-PLUS.




Astronomia ao meio-dia de 16/11/2017

TITULO:
O massacre do gato de Schroedinger: Mecânica Quântica, Realidade e Observação

RESUMO:
Discutiremos neste seminário a velha questão da Mecânica Quântica como descrição da Natureza. Em particular, e em linha com as controvérsias históricas, a visão da existência de uma realidade física objetiva, independente do observador. O experimento mental do gato de Schröedinger e o Princípio de Incerteza são contextualizados nesse marco teórico. Para ilustrar as várias “interpretações” do formalismo quântico, apresentamos uma série de diagramas didáticos que pretendem esmiuçar os elementos envolvidos na observação e predição dos eventos físicos, e isolar as fontes de problemas.




Astronomia ao meio-dia de 09/11/2017

TITULO:
Quero ser astrofísic@: qualidades importantes para a carreira

RESUMO:
A carreira de Astrofísica requer diversas qualidades, especialmente para quem quer fazer uma pós-graduação ou um pós-doutorado no exterior. Descreverei algumas qualidades importantes a desenvolver na graduação, pós-graduação ou pós-doutorado.




Astronomia ao meio-dia de 31/08/2017

TITULO:
Viajando à velocidade do pensamento: breve história das ondas gravitacionais

RESUMO:
As ondas gravitacionais, cuja existência foi solidamente estabelecida pelas recentes observações do consórcio LIGO/Virgo, tem uma rica e curiosa história ao longo do século XX. Consideradas inicialmente como desprovida de sentido físico, foram tema de muitos debates, vários deles um tanto acalorados, envolvendo o próprio Einstein, quem, por certo, mudou de ideia mais de uma vez com relação à realidade física destas previsões de sua teoria da Relatividade Geral. Neste colóquio, será apresentada um pouco desta interessante história, desde as principais especulações iniciais até às recentes observações.




Astronomia ao meio-dia de 05/10/2017

TITULO:
Astrobiologia e a busca científica por vida fora da Terra

RESUMO:
Astrobiologia pode ser definida como a área dedicada a estudar origem, evolução, distribuição e futuro da vida, tanto na Terra quanto, eventualmente, fora dela. Neste contexto, duas perguntas de grande impacto podem ser colocadas como base para construir os temas tratados pela astrobiologia: "como a vida surgiu e evoluiu na Terra?" e "existe vida fora da Terra?". Estas são perguntas bastante complexas e que dificilmente serão respondidas por apenas uma das áreas do conhecimento, sendo necessária a integração de diferentes áreas do conhecimentos, tais como biologia, astronomia, física, química, geociências e ciências atmosféricas, entre outras, tornando-a um campo de pesquisa intrinsecamente inter- e multidisciplinar.

Por fim, devido ao grande apelo popular que essas perguntas têm, além de grande motivadora para o avanço científico, a astrobiologia tem grande potencial para educação e divulgação científica, despertando o interesse pela ciência nas novas gerações. Na presente palestra, será apresentado um panorama geral do que é a astrobiologia e de quais os principais temas pesquisados na atualidade, com ênfase nas missões científicas de exploração espacial e busca de vida fora da Terra e em como ela pode nos auxiliar melhor a conhecer nosso próprio planeta.




Astronomia ao meio-dia de 19/10/2017

TITULO
Ambiente de galáxias no levantamento KiDS: de grupos a vazios

RESUMO
Estruturas em larga escala representam "laboratórios" no Universo, onde diversos temas podem ser investigados, como evolução de galáxias e Cosmologia. Particularmente, o ambiente de galáxias é um ponto importante neste contexto, mostrando como e quando galáxias cessam sua formação estelar à medida que se encontram em regiões mais densas nestas estruturas.

Apresento meu trabalho desenvolvido sobre ambiente de galáxias utilizando duas base de dados de modo complementar: os levantamentos KiDS e GAMA. Os resultados mostram como o ambiente atua de modo diferente em grupos e aglomerados de diferentes massas, utilizando a fração de galáxias azuis e vermelhas (e seus gradientes) em diferentes regiões destas estruturas. Este cenário aponta para um processo de supressão da formação estelar suave e lento, como o ram-pressure nas periferias destes objetos.




Astronomia ao meio-dia de 21/09/2017

TITULO:
Quando a Arte encontra a Astronomia

RESUMO:
Para compreender o mundo e o espaço ao seu redor, o homem desenvolveu várias disciplinas, como as ciências e as artes. Depois da revolução galileana, uma ciência, para atingir seu objetivo, tinha que ser composta de teorias provadas por experimentos reprodutíveis. A astronomia estuda corpos e fenômenos físicos que têm idades, em geral, maiores que o tempo da humanidade na Terra e, por consequência, é uma ciência transcendente. As artes, por outro lado, tem regras e técnicas desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo da história. Nesta palestra vou apresentar vários trabalhos e experimentos sobre o encontro da arte e da astronomia ao longo do tempo e em vários lugares do mundo!




Astronomia ao medio-dia de 14/09/2017

TITULO:
O desafio da complexidade

RESUMO:
Nas últimas décadas tem sido detectado cerca de 170 moléculas em regiões interestelares. Essas moléculas podem ser simples e abundantes como H2, ou raras como CH3NCO. A descoberta de moléculas no espaço é um acontecimento complexo, que envolve tanto o reconhecimento delas como de sua natureza em ambientes bastante diferentes. Contudo, os resultados oferecem perspectivas que ajudam na compreensão das "origens químicas da vida", ainda mais hoje, quando experimentos têm mostrado quão difusa pode ser a linha que define sistemas vivos e não vivos. O objetivo desta apresentação será expor como através da radioastronomia podemos conhecer o conteúdo molecular de regiões de formação estelar, além disso, examinaremos a complexidade molecular observada em base à segunda lei da termodinâmica, para isso, usaremos a noção de "caos à ordem" explorada profundamente na obra do laureado Ilya Prigogine.




Astronomia ao meio dia de 24/08/2017

TÍTULO:
Física de Astropartículas - Sondando as energias mais extremas do Universo

RESUMO:
A física de astropartículas é um ramo entre a física de partículas elementares e a astrofísica. Estuda as partículas e radiações de origem cósmica e suas interações no ambiente onde são produzidas, por onde se propagam e onde são observadas. Grandes esforços internacionais têm ocorrido nas últimas décadas com o objetivo de desvendar a origem, as propriedades e os principais processos físicos relacionados aos raios cósmicos, aos raios gama e aos neutrinos de ultra-altas energias. Os observatórios dedicados às suas detecções atingem, na atualidade, sensibilidade e resolução necessárias para os estudos de interações das astropartículas a energias bem acima das que são acessíveis em laboratório. Por um lado, resultados experimentais vieram a confirmar antigas previsões teóricas. Por outro lado, surgiram resultados inesperados e, por vezes, contraditórios, mas que abrem possibilidades de nova física.



FONTE: ASTRONOMIA AO MEIO DIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s