Pular para o conteúdo principal

Poderia um teste de DNA de fato prever seus traços físicos?



Em 2012, a artista Heather Dewey-Hagbord exibiu um trabalho que previa um futuro aterrorizante: ela extraiu o DNA de fios de cabelo descartados, chicletes e bitucas de cigarro e os usou para prever com o que estes desconhecidos anônimos se pareceriam. Os traços de nós mesmos que constantemente deixamos para traz, ela pensou, poderiam desencarregar uma era de vigilância biológica em que um mero fio de cabelo seria capaz de revelar a identidade e localização de alguém.

Semana passada, a empresa de biotecnologia Human Longevity publicou um artigo afirmando já poder fazer isso. O trabalho iniciou uma guerra cientifica interna.

Human Longevity, liderada pelo renomado especialista em genômica J. Craig Venter, afirma poder criar um modelo muito próximo do seu rosto apenas observando o seu DNA. A Human Longevity trabalhou com exemplos de DNA que poderiam ser encontrados em uma bituca de cigarro – e usando técnicas de sequenciamento do genoma, fenotipagem e modelagem estatística, a empresa observou o DNA de 1.061 pessoas. Em 70% das vezes, o algoritmo da empresa pode identificar corretamente o dono do DNA em uma fileira de 20 fotografias de pessoas de etnias mixas.

Usando dados genômicos, o programa previu o formato do rosto, cor dos olhos, cor dos cabelos e até mesmo como a voz do indivíduo poderia soar. O artigo aponta as potenciais implicações legais e étnicas do trabalho. Se alguém pode realmente determinar sua aparência por uma amostra de DNA, isso significaria que nenhum teste de DNA seria completamente privado. Sem contar que a polícia poderia encontrar um suspeito com apenas uma gota de sangue.

As críticas sobre o artigo vieram de imediato. O cientista da Universidade Columbia e diretor executivo do site de genealogia MyHeritage.com, Yaniv Erlich, refutou o artigo, argumentando que o trabalho fez uso de métricas impróprias e que a técnica “não identifica ninguém de fato”. Erlich ainda replicou que a previsão do rosto dele, que Venter twettou anteriormente, mais se parecia com Bradley Cooper.


Image: captura de tela via Yaniv Erlich

E muitos especialistas outros entraram na discussão. Céticos apontaram que o método dependia demais de traços como raça e sexo para criar rostos padrões, algo que já poderia ser feito com testes de DNA muito mais simples. Inclusive, quando o teste foi usado para prever a aparência de um homem branco europeu de uma seleção de 20 outros muito parecidos, ele acertava apenas 11% das vezes.



O artigo de refutação inspirou uma refutação a refutação de Venter, que afirma não existirem “grandes falhas” em seu trabalho.

Vendo as imagens, é verdade que as previsões faciais lembram o rosto dos donos, mas elas não parecem precisas o bastante para saber distinguir alguém em um grupo de pessoas.



Mas ainda assim, alguma empresas já aplicam ferramentas parecidas no mundo real. Uma companhia chamada Parabon Nano-Labs trabalha com a polícia há anos para ajudar a resolver casos prevendo a aparência física e ancestralidade de um individuo desconhecido por DNA. Essa tecnologia, no entanto, é mais ou menos como uma versão high-tech do retrato falado.

É provável que a visão de Venter seja inevitável. Algumas características observáveis, como a cor dos olhos, são chamadas de fenótipos, e fenótipos são em grande parte determinados por nosso DNA. O problema até o momento é que não sabemos muito bem como ler e interpretar toda essa informação. A ciência por traz dessa tecnologia precisa melhorar antes de poder identificar alguém no meio de um grupo apenas baseado em informações genéticas.

Então, ão vamos precisar nos preocupar com uma bituca de cigarro entregando o nosso disfarce, pelo menos por enquanto.

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s