Pular para o conteúdo principal

Asteroide Florence se aproxima da Terra nesta sexta; veja onde assistir

Imagens de radar do asteroide 3122 Florence, obtidas em 29 de agosto pelo observatório Goldstone na Califórnia - NASA / JPL

Florence passará a 7 milhões de quilômetros do nosso planeta e não representa uma ameaça.

O asteroide Florence passará a 7 milhões de quilômetros da Terra nesta sexta-feira (1º). Ele é o maior a se aproximar do nosso planeta desde que os registros começaram a ser feitos. Por isso, os astrônomos acreditam que é uma oportunidade única para estudar o corpo celeste.

"Mesmo que muitos asteroides conhecidos tenham passado mais perto da Terra do que o Florence, todos eram menores", disse Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos da Nasa para Objetos Próximos da Terra.

O Observatório Bareket, em Israel, irá transmitir o fenômeno a partir das 22h. Já o Projeto Telescópio Virtual 2.0 irá mostrar o observação online a partir das 22h30. Segundo os cientistas, Florence também poderá ser visto com a ajuda de telescópios e, inclusive, com binóculos, como uma pequena "estrela" muito lenta.


Florence não representa qualquer ameaça à Terra (Foto: Nasa)

Florence, de acordo com as medições do telescópio espacial Spitzer, da Nasa, tem um tamanho de 4,4 quilômetros de diâmetro, passará ao equivalente a 18 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Ele não significa nenhuma ameaça.

Esse asteroide só voltará a "visitar" a Terra no ano de 2500. "Esperamos que o Florence, que viaja a uma velocidade de 13,53 quilômetros por segundo, seja um excelente objeto para as observações de radar terrestre", apontou a Nasa.

Localizacão do asteroide Florence- Sky&Telescope

De acordo com a agência aeroespacial, a passagem do asteroide será aproveitada especificamente para fazer projeções de imagem do sistema de radar de Goldstone, na Califórnia, e do observatório de Arecibo, em Porto Rico.

As imagens de radar mostrarão o tamanho real de Florence e também podem revelar pequenos detalhes da superfície. Isto permitirá conhecer melhor o seu tamanho, assim como características de topografia, rotação, textura e a sua trajetória orbital de maneira mais precisa.

O asteroide recebeu esse nome em homenagem à pioneira da enfermaria moderna, Florence Nightingale. Ele foi descoberto em 1981 pelo astrônomo americano Schelte J. Bus, quando trabalhava no observatório de Siding Spring, na Austrália.

FONTE: G1.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s