Pular para o conteúdo principal

O fundo do mar abaixo da Antártida é incrivelmente bonito


Um submarino operado remotamente capturou imagens impressionantes do fundo do Oceano Antártico, revelando uma dinâmica surpreendente e um mundo colorido cheio de estrelas-do-mar que lembram aranhas, esponjas-do-mar que parecem cocos, e mais.

Parece meio chato visto da superfície, mas o fundo do mar na Antártida está cheio de vida, com muitas esponjas, aranhas do mar, ouriços, pepinos do mar e estrelas do mar. Este cenário marinho colorido foi gravado por um veículo operado remotamente lançado por cientistas australianos qu exploram o fundo da baía O’Brien, próximo à estação de pesquisa Casey na Antártida Oriental.

“Essas comunidades vivem em uma água que tem em média 1,5 graus Celsius durante o ano e ficam cobertas pelo gelo do mar por 10 meses durante o ano”, disse o biólogo Glenn Johnstone, da Divisão Australiana da Antártida, em um comunicado. “Ocasionalmente um iceberg pode se mover e varrer uma comunidade azarada, mas na maior parte do tempo o gelo do mar oferece proteção para as tempestades de cima, tornando o mar um ambiente relativamente estável para o desenvolvimento da biodiversidade.”

Os pesquisadores estão estudando a acidez, oxigênio, salinidade e temperaturas dessas águas, e essas imagens vieram de bônus. Infelizmente, a Antártida deve ser um dos primeiros lugares em que começaremos a ver efeitos nocivos da acidificação dos oceanos em ação.

“O dióxido de carbono é mais solúvel na água fria. As águas polares estão acidificando duas vezes mais rápido do que em regiões tropicais ou temperadas, então esperamos que esses ecossistemas estejam entre os primeiros impactados pela acidificação dos oceanos,” disse o líder do projeto Johnny Stark. “Pesquisas mostram que algas cor-de-rosa conhecidas como corallinales podem diminuir em extensão em um oceano mais ácido no futuro, já que elas incorporam cálcio em sua estrutura, e isso fica mais difícil para organismos conseguirem conforme a acidez da água dos mares aumenta.”

A acidificação do oceano, que é em parte influenciada por atividades humanas como queima de combustível fóssil, pode diminuir bastante a diversidade marinha.

É fascinante que vida possa ser encontrada em tanta variedade no Oceano Antártico. Em 2014, pesquisadores encontraram espécies desconhecidas de anêmonas do mar vivendo abaixo da camada de gelo. O oceano ao redor da Antártida, muito como o resto dos oceanos do mundo, ainda tem muitos mistérios a nos revelar.



[Australian Antarctic Division]

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s