Pular para o conteúdo principal

Como assistir à rara conjunção de Vênus, Marte e Júpiter que acontece durante essa semana



Ao longo das próximas noites, quem observar o céu poderá ver Vênus, Marte e Júpiter andando juntos no céu da manhã. Aqui está o que você precisa saber sobre essa rara conjunção e como assistir.

De agora até a primeira semana de novembro, os planetas mais brilhantes no céu da noite – Vênus, Marte e Júpiter – vão aparecer como um trio de pontos brilhantes nas horas próximas ao amanhecer. E você não precisará de binóculo nem telescópio para ver. Essa conjunção rara não vai acontecer de novo até janeiro de 2021.



A melhor hora para ver os planetas será pouco antes do nascer do sol em direção ao leste, em todo o mundo, onde quer que haja um céu claro.

O maior e mais brilhante será Vênus. O gigante gasoso Júpiter vai aparecer 12 vezes mais fraco, e Marte 250 vezes mais fraco. Marte vai aparecer em uma direção ESE a uma altura de cerca de 25 graus acima do horizonte, enquanto Júpiter estará um pouco acima.

Eis como o astrônomo amador Ian Musgrave da Universidade de Adelaide explicou ao ABC News:

Conforme Júpiter aparece mais alto no céu, que completou a passagem por trás do Sol no fim do mês passado – assim como Marte -, e conforme eles se movem em suas órbitas eles vão encontrar Vênus, que chegou ao ponto mais distante da sua órbita antes de começar a voltar em direção ao Sol.

Então eles vão ficar muito perto um do outro porque as órbitas desses planetas estão praticamente no mesmo plano.

Eles podem ficar bem próximos, ou moderadamente próximos, e nesse caso em particular se você estiver acordado por volta das cinco da manhã, você conseguirá ver Vênus e Júpiter alinhados logo acima do horizonte.

Os planetas não estão próximos em um sentido literal. Eles ainda estão milhões de quilômetros distantes um dos outros, mas eles atingiram um ponto em suas órbitas em que aparecem alinhados da nossa perspectiva da Terra. Como Sam Lindsay da Royal Astronomical Society disse à BBC, o agrupamento é aleatório, e os planetas estão “caminhando em suas próprias órbitas ao redor do sol, o que leva tempo diferente para eles caminharem, e eles chegaram a um ponto em que aparecem alinhados no céu da Terra.”

A Lua crescente vai se juntar aos planetas na semana que vem.

“No dia 7 de novembro, Júpiter e a Lua crescente estarão bem próximos, com Vênus e Júpiter logo abaixo,” destacou Musgrave à ABC News. “E então no dia oito, você verá dois planetas, Marte e Vênus, bem próximos e também perto da Lua, de uma forma que deve ficar fantástica nas primeiras horas do dia.”

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s