Pular para o conteúdo principal

Este pequeno reator de fusão nuclear pode um dia energizar o mundo



A energia de fusão nuclear foi um dia apenas uma ideia da ficção científica — uma fonte de energia ilimitada que poderia iluminar o mundo para toda a eternidade, se soubermos domá-la. E apesar de real, sempre estamos a 30 anos de solucionar o mistério. Ou estávamos.

Recentes avanços na tecnologia de ímãs trouxeram a fusão um pouco mais próxima de nós. Pesquisadores da MIT revelaram o design de um reator nuclear compacto, que usa novos supercondutores de óxido de bário para produzir fortes campos magnéticos capazes de confinar uma fusão.

O reator, que tem metade do diâmetro dos atuais, pode, em teoria, produzir eletricidade o suficiente para 100.000 pessoas. Os pesquisadores afirmam que o conceito por ser realizado em uma década.

Fusão
A fusão, reação nuclear que energiza as estrelas, ocorre quando átomos de hidrogênio se chocam a altíssimas temperaturas para formar hélio. Essas combinações atômicas são acompanhadas de uma tremenda liberação de energia, que se torna autossustentável em temperaturas mais elevadas.

Mas o desafio sempre foi confinar o plasma de hidrogênio, que é tão quente quanto o núcleo do Sol. Poderosos campos magnéticos parecem ser a resposta, mas, tradicionalmente, precisamos de reatores bem grandes para produzi-los.

O reator proposto, descrito na Fusion Engineering and Design, poderia capitalizar o poder excepcional dos campos magnéticos criados com supercondutores metálicos de terra rara, produzindo energia autossustentável de fusão em reatores muito menores dos que conhecemos.

Os pesquisadores dizem que os novos ímãs podem liberar dez vezes mais energia que a tecnologia supercondutora atual, e eles podem funcionar por longos períodos de tempo sem superaquecer (diferente dos reatores atuais baseados em cobre, que funcionam por apenas alguns segundos).

Outra atualização chave: a maioria dos materiais sólidos usados para isolar a câmara de fusão foram substituídos por líquidos, que podem ser drenados e substituídos – da mesma forma que a troca de óleo de um carro. Isso, dizem os pesquisadores, reduzirá a necessidade de caros e longos procedimentos de reposição — o que, eventualmente, fará da fusão uma energia rentável.

“Fonte mais importante do século XXII”
Até então, nenhum reator de fusão nuclear, nenhum mesmo, foi capaz de produzir mais energia do que consome. E este fato é um problema quando o assunto é a promessa da energia reutilizável mais promissora de todos os tempos.

“A energia de fusão é certamente a fonte de eletricidade na Terra mais importante do século XXII, mas precisaremos dela o quanto antes para evitarmos a catástrofe do aquecimento global”, diz David Kingham, CEO da Tokamak Energy Ltd, em um comunicado à imprensa. “Este estudo mostra uma boa maneira de fazer progresso mais rapidamente”.

Quando se trata de fusão, eu ainda faço parte do time que só acredita vendo, mas não deixa de ser animador saber que estamos progredindo. Entre minirreatores de estrelas, cercas submersas que se alimentam da energia das marés e nações inteiras que usam exclusivamente a energia eólica, o futuro finalmente parece começar a ficar mais verde.

FONTE: GIZMODO.COM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s