Pular para o conteúdo principal

O perfume de um cometa... não é nada bom


O instrumento "cheirador de cometa" Rosina mostra que uma cauda de cometa não cheira muito bem.[Imagem: University of Bern]

Pum de cometa

No próximo dia 12 de Novembro, o robô espacial Philae vai fazer história pousando sobre o cometa 67P "Chury".

Mas você já imaginou que cheiro sentiria se pudesse estar lá?

Não se sinta muito atraído, porque os dados dos instrumentos científicos da sonda Rosetta mostram que o odor é bastante forte, com cheiro de ovos podres (sulfeto de hidrogênio), de estrume de cavalo (amoníaco) e o sufocante odor de formaldeído.

De potencialmente agradável, apenas um suave aroma de amêndoa do cianeto de hidrogênio e um adocicado do sulfeto de carbono, mas que seriam difíceis de perceber porque o metanol adiciona um cheiro de álcool, além do cheiro de vinagre do dióxido de enxofre.

Todas essas moléculas foram detectadas pelo instrumento ROSINA (Rosetta Orbiter Sensor for Ion and Neutral Analysis), que está "cheirando" a poeira emitida pelo cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko por meio de dois espectrômetros de massa.

Química primordial

A química detectada na coma do cometa é surpreendentemente rica a uma distância de mais de 400 milhões de quilômetros do Sol - a atividade e a emissão de poeira e gases aumenta conforme o cometa se aproxima do Sol, criando a característica cauda.

Contudo, a concentração destas moléculas é muito baixa neste estágio, com a parte principal do coma sendo constituída por moléculas de água, dióxido de carbono e monóxido de carbono - talvez o cheiro nem chegasse a lhe incomodar tanto.

"Isto tudo forma uma mistura cientificamente enormemente interessante para estudar a origem do material do nosso sistema solar, a formação da nossa Terra e a origem da vida"," disse Kathrin Altwegg, da Universidade de Berna, na Suíça, responsável pelo ROSINA.

A análise quantitativa das moléculas emitidas para o espaço vai mostrar como o cometa Chury se diferencia de outros. Esta comparação revelará se um cometa do cinturão de Kuiper, que se acredita ser a origem do Chury, difere dos mais conhecidos cometas vindos da nuvem de Oort, o que poderá lançar alguma luz sobre como seria a nebulosa solar a partir da qual nosso sistema se formou.

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s